Os benefícios de se exercitar todos os dias são inúmeros, mas os cabelos acabam sendo atingidos com o intenso suor após os treinos. Composto de água, uréia, ácido úrico e cloreto de sódio, o suor pode resultar em doenças e queda capilar devido à proliferação de bactérias e fungos.
Outro ponto desagradável é o mau odor, que exige a necessidade de manter o couro cabeludo sempre higienizado. “Isso não quer dizer que é preciso lavá-lo sempre; depende do tempo da atividade realizada e do tipo do fio”, esclarece o dermatologista Amilton Macedo, de São Paulo.
Para manter os fios saudáveis e bonitos após os exercícios, é preciso escolher produtos específicos para seu tipo de cabelo, hidratar os fios regularmente, ter sempre em mãos uma toalha para secar o excesso de líquido durante os treinos e evitar movimentos bruscos com aparelhos de calor durante a lavagem e secagem.
Confira mais dicas levantadas pelo site Boa Forma com meninas que não abrem mão de serem fitness e cuidar da beleza:
Stéphannie Oliveira, 26 anos
Adepta de todos os esportes, a modelo-missionária tenta treinar todos os dias – de preferência ao ar livre – e ter uma alimentação balanceada. “Quando saio da linha, sinto que os fios ficam mais ressecados”, revela. Sua maior arma? Proteína aplicada antes, durante e depois de qualquer atividade física. “Sempre fiz muito esporte na praia. Só o tratamento com proteína recuperou os fios detonados pelo sol e mar”, lembra a filha do ex-jogador de futebol Bebeto.
Luiza D’Angelo, 28 anos
Influencer de moda com os dois pés no fitness, Lu contabiliza cinco meias maratonas e corpo esculpido com corrida, muay thai, spinning e funcional. “Não costumo lavar o cabelo depois de todos os treinos, alterno dia sim, dia não. E amo aplicar óleo de coco orgânico para revigorar”, conta.
Gisela Saback, 28 anos
A influencer de saúde e bem-estar só tem o domingo como day off e anda focada no ganho de massa muscular. Disciplinada, ela segue à risca os conselhos da dermatologista Isabella Rezende: no prato, alimentos ricos em ferro (beterraba), vitamina A (cenoura), vitamina C (laranja), ômega-3 (salmão) e zinco (amêndoas). “No cabelo, uso apenas produtos sem sal e massageio o couro cabeludo durante a lavagem, para ativar a circulação sanguínea”, entrega.
Juliana Calcena, 31 anos
No marketing da Schutz há sete anos, a carioca treina triatlo (corrida + ciclismo + natação) de segunda a sábado. “Como a maior parte das atividades é ao ar livre, não abro mão de leave-in com filtro solar.” Juliana ainda acredita na beleza de dentro para fora. “Como frutas, legumes e verduras e evito fritura e alimentos gordurosos. Não gosto mesmo. Doces e refrigerante também não são minha praia”, diz.