O consumo exagerado de sal, álcool e dormir de barriga para baixo, podem deixar o rosto inchado e causar um certo incômodo ao acordar. "Isso acontece porque quando deitados o líquido extracelular - aquele que fica entre as células - se distribui por igual pelo corpo, podendo inchar extremidades como a face, região dos olhos e mãos", explica a dermatologista Juliana Neiva, que atende famosas como Paolla Oliveira e Bruna Marquezine.
Segundo a especialista, alguns cuidados ajudam a aliviar e até a evitar este incômodo. Saiba quais são eles:
1. Lavar o rosto: com água gelada ao acordar: além de melhorar o inchaço equilibra a oleosidade da pele ao longo do dia.
2. Massagear: o rosto, sempre de baixo para cima e na região dos olhos em movimentos circulares.
3. Fazer compressas: com chá de camomila ou chá verde gelados por cinco minutos na região dos olhos.
4. Usar cremes: com efeito lift
5. Hidratar: a região dos olhos com cremes específicos para a região e que ajudam a diminuir o inchaço, este com orientação do seu dermatologista.
6. Borrifar água termal: duas a três vezes ao longo do dia, já que é refrescante e tem papel anti-inflamatório.
7. Deitar de barriga para cima: e com a cabeça levemente elevada em relação ao corpo. Dormir de bruços comprime o rosto, aumentando o edema.
8. Ter uma dieta balanceada: exagerar no sal nas refeições, principalmente no jantar, faz o corpo absorver mais água nos rins e com isso sobra mais água entre as células. O mesmo vale para o consumo de álcool, que desidrata o corpo, e por este motivo, pode causar retenção de água e inchaço.