Conheça alguns fatos sobre o shampoo

Saiba como usar corretamente o produto a seu favor.

Fonte: Guiame,Vila MulherAtualizado: terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 às 13:31
shampoo
shampoo

A dúvida entre as mulheres é escolher o tipo de shampoo ideal para seus cabelos. As instruções sobre sua formulação e como usá-lo, são comuns entre as dúvidas. Mas sempre existem algumas respostas para usar o produto corretamente.

Confira 5 fatos que o shampoo pode oferecer para a beleza dos fios.

Como lavar os cabelos
Pouca gente sabe, mas os fios de cabelo não precisam ser esfregados na hora da aplicação do shampoo. Até porque o produto deve ser aplicado no couro cabeludo, que é afinal a parte viva da cabeça. É o couro cabeludo que deve ser massageado, em movimentos circulares, de forma suave. É ele que deve ser limpo. A espuma proveniente da lavagem do couro que escorre pelos fios já é o suficiente para estes.

O shampoo é mais do que limpar
Tem mulheres que acreditam que essa é a única função do shampoo. Mas além de remover a sujeira e a oleosidade, o shampoo também trata e inclusive hidrata os fios. Ao contrário do condicionador, que não possui essa função tratamento. Ele apenas fecha a cutícula dos fios, repondo o óleo removido pelo shampoo, que anula o arrepiado do cabelo quando seco.

Shampoo antirresíduo não serve para limpeza profunda. Algumas pessoas se enganam, mas a limpeza profunda nos cabelos deve ser feita apenas por um profissional no salão de beleza. O shampoo antirresíduo serve apenas, como diz o nome, para remover o resíduo acumulado no cabelo decorrente de óleos, químicas e outros produtos que aplicamos nos fios. O que acaba ocorrendo é que o antirresíduo acaba eliminando também as vitaminas, minerais e todo o óleo do cabelo, deixando-o mais seco, fraco e quebradiço. Por isso ele não basta para deixar os fios mais saudáveis.

Repetir o shampoo duas vezes faz diferença sim. Lembra quando a gente falou que o shampoo também tem a função de tratar o cabelo? Ele faz isso na segunda vez que você o aplica nos cabelos.

Você pode usar dois shampoos diferentes no banho. Justamente por ser indicado duas vezes o uso do shampoo no banho que você pode aproveitar para usar um shampoo diferente em cada aplicação. Na primeira lavagem escolha um shampoo neutro, sem parabenos e sulfato, leve, para limpar os fios. Já na segunda aplicação você já pode optar por um shampoo com propriedades específicas, seja para tratar, nutrir ou regenerar.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições