Cremes, óleos e comprimidos tratam a pele seca no verão

Cremes, óleos e comprimidos tratam a pele seca no verão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:20

Se a pele estiver maltratada pela radiação solar é importante procurar um dermatologista, pois o médico vai analisar o dano e receitar um hidratante ou medicamento. “O tratamento varia de acordo com o problema. Se a pele estiver apenas ressecada, um creme hidratante pode ser suficiente”, esclarece a Dra. Ana Célia Xavier, dermatologista do Hospital São Camilo. 

Pele ressecada

A ação do sol sobre a pele pode causar ressecamento. Às vezes, após longa exposição sem um fator de proteção corpo e rosto chegam a “descascar”, deixando a derme muito sensível. Nesse caso, a dermatologista recomenda hidratação. 

O processo deve ser feito da seguinte forma: antes do banho, um óleo corporal deve ser aplicado em toda a região ressecada. Durante o banho, a água deve estar morna e o período embaixo do chuveiro não deve ser muito demorado. “É importante não ensaboar os locais mais ressecados para evitar ainda mais desgaste”, ensina. Após o banho, o ideal é hidratar a pele com um emoliente à base de uréia, glicerina vegetal ou lactato de amônio. 

Pele envelhecida 

A exposição prolongada ao sol ainda pode causar o envelhecimento precoce da pele. O tratamento deve ser feito após o verão com orientação médica. A Dra. Ana Célia indica a consulta com um dermatologista para que seja receitado algum tipo de ácido mais indicado ao seu tipo de pele. Segundo ela, ele é recomendado por estimular o colágeno e a concentração de fibras na pele. Contudo, o resultado só aparece com tratamentos de médio e longo prazo. 

Um pouco antes do verão e durante os dias de exposição ao sol, comprimidos antioxidantes ou que contenham licopeno e betacaroteno também podem ajudar. Contudo, a dermatologista lembra que esse tipo de medicamento não funciona como proteção, apenas ajuda no combate ao envelhecimento da pele, portanto o filtro solar deve ser usado diariamente. 

Vermelhidão

Se os cuidados precisarem ser emergenciais para curar a vermelhidão causada pela radiação solar, a primeira dica é evitar a exposição nos dias seguintes. “Para amenizar a dor e a coceira ainda podem ser aplicadas na pele loções à base de corticóide ou fazer a ingestão de medicamentos antialérgicos”, diz Dra. Ana Célia.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições