Já ouviu falar em “sobrancelhas de Instagram”? Esse termo tem sido usado como crítica para as mulheres que deixam as sobrancelhas grossas e artificialmente marcadas. Em alta, o estilo alavancado no Instagram por famosas como Kim Kardashian e Demi Lovato transforma o desenho dos pelos, que ganha um arco bem definido e uma afinada sutil na ponta externa.
Segundo Mariana Ishizaka, maquiadora da marca Benefit no Brasil, toda pessoa pode usar sobrancelhas grossas. No entanto, forçar um desenho que não respeita o formato natural dos pelos e que não está em harmonia com o rosto, acaba sendo uma cilada. “O ideal é manter o equilíbrio do rosto", disse ela ao UOL.
Mais que aparência
A maquiadora afirma que o formato mais grosso é indicado para deixar o olhar expressivo. “Uso sombra para corrigir as falhas porque o lápis é mais ‘pesado’ e deixa acúmulo de produto”, explica Mariana.
Para Gabriela Ferreira, especialista em sobrancelhas grossas no salão House Of Beauty, usar lápis diariamente na região pode pesar no visual e prejudicar a saúde da pele. “Como normalmente há cera na composição desses lápis, pode entupir os poros, impedindo os pelos de crescerem”, avisa.
Paciência com os pelos
Não adianta forçar um desenho se não existem pelos. Segundo Mariana Brito, o mercado de cosméticos oferece produtos que ajudam a fazer crescer os fios da região. No entanto, ela afirma que requer paciência e disciplina. "É a partir do crescimento que se torna possível desenhar um novo formato mais satisfatório”, explica.
Ainda assim, se você está com pressa, saiba que dá para reverter sobrancelhas muito fininhas ou com falhas. Um método seguro e com boa duração é a micropigmentação fio a fio. “É a melhor forma de preencher falhas, definir o desenho e, quando bem-feita, fica super natural”, diz Gabriela.
Vida real x Instagram
Para fazer as sobrancelhas desenhadas é preciso investir em maquiagem, mas também é preciso ter tempo para treinar. O segredo, segundo todas as especialistas, é não copiar as famosas, pois é muito importante respeitar a harmonia do seu próprio rosto.
Mariana Ishizaka sugere que vale maquiar a pele adequadamente também, respeitando a intensidade do make para um efeito mais uniforme no final, que funcionará tanto para o dia a dia como para a selfie.