Evite o ressecamento da pele

Evite o ressecamento da pele

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:19

A gente se preocupa com a nossa pele na hora do banho, passa creme diretinho, tira a maquiagem quando chega em casa e, para nossa surpresa, há regiões que ainda ficam ressecadas. Isso pode acontecer porque a pele do corpo tem diferentes níveis de hidratação. Por isso, a escolha do hidratante correto é uma etapa muito importante.

Você já percebeu que a pele da perna é geralmente mais ressecada? De acordo com o dermatologista Erasmo Tokarski, de Brasília, isso acontece por causa da pouca quantidade de glândulas sebáceas na região, deixando o local mais propenso ao ressecamento. Não se esqueça de usar diariamente o hidratante. Se for preciso, reaplique durante o dia.

Cuidado com as extremidades

O dermatologista explica que nas extremidades a temperatura do corpo é menor. As mãos, braços, pés e pernas estão propensos a um maior ressecamento porque estão em constante movimento, e muitas vezes descobertos e expostos ao sol e poluentes.

Por isso, é necessário beber muita água, manter uma boa alimentação, além de fazer uso diário de hidratantes adequados a cada tipo de pele.

Além das extremidades do corpo, uma região que também sofre são as axilas. A pele dessa área é muito sensível e acaba ficando ressecada por causa da depilação. Você pode deixá-las mais hidratada usando um creme corporal. Até o seu desodorante pode ajudar nesse quesito. Muitos produtos em forma de bastão e roll-on são boas opções porque possuem agentes hidratantes em sua fórmula.

As roupas às vezes também têm um papel no ressecamento da pele. Alguns tecidos sintéticos podem prejudicar por conta da fricção e da eletricidade transmitida ao corpo. Sem contar que, dependendo do tipo de tecido sintético, ele pode também impedir a pele de respirar, um requisito muito importante para mantê-la hidratada e bonita por mais tempo. “O ideal é usar roupas feitas com algodão”, sugere o dermatologista.

Contra a oleosidade

Lembre-se de uma coisa: região oleosa não significa que ela está hidratada. A hidratação é determinada pela quantidade de água, e não de óleo existente na célula.  Segundo Tokarski, “uma pele oleosa pode perfeitamente estar desidratada”.

Por isso, ele aconselha produtos com função hidratantes que não sejam oleosos. Eles têm uma textura mais leve, de rápida absorção.

O dermatologista ainda ressalta: hidratação começa de dentro para fora. Use creme hidratante para ajudar sua pele a ter um aspecto saudável e macio, mas não se esqueça de beber bastante água durante o dia.

A sensação de pele cuidada e gostosa ao toque poderá ser percebida por toda sua família. Eles vão amar ver você bonita e feliz com o próprio corpo.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições