Fios arrepiados? Livre-se deles!

Fios arrepiados? Livre-se deles!

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Não, não estamos falando daquele arrepio que sobe pela espinha e aguça os nossos sentidos. Infelizmente, este é o que desarruma apenas os cabelos, que derruba qualquer visual e que nos deixa loucas – no pior sentido da palavra.

Basta alguns minutos no secador para os fiozinhos começarem a subir. O atrito do vento seco com o fio gera eletricidade estática e o cabelo fica com aquela "nuvem" de fios arrepiados. A solução? Para o cabeleireiro Joe Rocha, do salão RW Hair Design, o melhor é esperar. "A eletricidade vai e vem, então depois de algum tempo o cabelo volta ao normal", explica ele.

Mas a paciência é uma dádiva que nem todas temos. Por isso, existem os pentes de madeira, que são anti-estáticos e ajudam o cabelo a "descer" na hora.  Agora, não são apenas os secadores que deixam nossos fios arrepiados, são?

Quando o cabelo está ressecado, a "nuvem de rebeldia" também pode aparecer. Nesses casos, o ideal é um tratamento de choque, com hidratação intensiva. Se não houver tempo para isso, use um reparador de pontas, um silicone ou uma pomada (eles apenas controlam o arrepio, mas não recuperam o cabelo). Se o problema forem pontas duplas, esqueça: o jeito é cortar mesmo.

Além da eletricidade estática e do ressecamento, a umidade do ar também tem o poder de arrepiar nossos cabelos. Nesse caso, porém, o que acontece é um pouco diferente: as cutículas dos fios se abrem e eles tendem a "voltar ao seu estado normal". O que isso significa? Na prática, é a morte da chapinha e do secador. Para evitar esse efeito cruel, uma opção é impermeabilizar os cabelos com um spray ou leave-in que crie uma película protetora.

Os produtos anti-frizz que vemos no mercado não agem sobre os arrepiados, mas servem para tirar a ondulação dos cabelos, o que, em caso de chuva, pode ser muito interessante. Algumas dicas do cabeleireiro são o silicone Lumino Contrast da L’Oreal, o óleo Lifetex Extra-Rich da Wella e a cera siliconada Girl Toys da BedHead.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições