Maneira correta de usar botas

Maneira correta de usar botas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

  As botas estão sempre em alta no inverno. Mas como costumam reduzir a silhueta é preciso atenção na hora de harmonizar as botas com as roupas e o tipo físico da pessoa. Variantes como vestidos ou shorts, altura do corpo e grossura das pernas são importantíssimas. Por isso, cuidados como preservar alguns centímetros na altura e disfarçar o diâmetro nas pernas e no quadril são regras básicas.

Ankle boot   - na altura do tornozelo, combinam com a maioria das roupas, mas ficam mais adequadas com vestidos e meias-calças na mesma cor do calçado, pois alongam a silhueta. Segundo a gerente de marketing da Lai Acessórios, Laura Perazzo, outra opção é usá-las com shorts de alfaiataria e calças estilo “jeggings”. “Dessa forma, criam um look irreverente e ousado. Para as mulheres de tornozelo mais grosso, entretanto, o ideal é que sejam usadas com calças”, afirma.  

Cano médio   - favorecem mais as mulheres altas e medianas, devido ao comprimento alongado das pernas. Nas de estatura baixa, encurtam a silhueta. “Uma curiosidade é que antes elas só eram usadas por cima da calça. Com as mudanças da moda, entretanto, esse modelo passou as ser usado com vestidos, leggings e shorts”, explica Laura.  

Cano longo, estilo montaria   - combinam bem com calças skinnys, leggings e saias com comprimento um pouco acima do joelho. É preferível que o cano fique um pouco abaixo do joelho.  

Maxi, over-knees e cuissarde   – são aquelas com o cano acima do joelho, ou mais precisamente até a coxa. Ideais para as mulheres mais altas e magras, pois acompanham o seu biótipo. Para acompanhá-la, vestidos e saias minis, mantendo sempre o equilíbrio do look, para não cair no exagero.  

Open boots   - abertas na frente e/ou atrás, são mais indicadas para mulheres com pernas compridas e tornozelos não tão grossos, pois aumentam o volume nesta região. O cano das open boots também requer atenção. Mulheres baixas devem apostar nas que possuem pouco ou nenhum cano. Uma indicação é usá-la com saias e vestidos curtos. “Em um look mais moderno, entretanto, elas são acompanhados de leggings, meias-calças rendadas e/ou arrastão”, ensina Laura.  

Galochas   – indicadas para qualquer biótipo, criam um look descontraído e ainda protegem contra os dias chuvosos. Para acompanhar a produção, o ideal é investir em saias, shorts e calças mais justas. E sempre vale lembrar. Apesar de elegantes, botinhas, botas e botonas devem ficar sempre longe de qualquer evento formal. Casamentos, recepções oficiais ou ocasiões que pedem traje passeio completo ou social não combinam com elas.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições