Pele protegida

Pele protegida

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:53

Para quem gosta de ousar na maquiagem, carnaval é um prato cheio. Mas é preciso cautela, caso contrário você pode terminar a folia com um problemão dermatológico. O primeiro passo, de acordo com os especialistas ouvidos pelo Bolsa de Mulher, é lavar o rosto antes e depois de aplicar qualquer cosmético. Importante também tonificar, utilizando um produto que equilibre o pH da pele, que deve ser mantido em torno de 5,5.

A esteticista Sandra Martins, do Rio, recomenda, para proteger a cútis em época de carnaval, usar água fria para fazer a vasoconstrição, ou seja, fechar os poros, que ficam naturalmente mais dilatados nessa época do ano. O dermatologista Marcelo Bellini, de São Paulo, ensina: antes de fazer um make mais carregado, avalie sua pele e cheque se há sinais de irritações e sensibilidade. Se houver, esqueça o excesso, prefira a produção mais leve.

Saber qual o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa) é importante na hora de escolher que maquiagem usar. Para as sensíveis, o ideal são os cosméticos hipoarlergênicos. "Os primers ajudam a preparar a pele. Eles fazem uma selagem/blindagem, diminuindo as agressões da maquiagem e, consequentemente, reduzindo os riscos de irritação e sensibilidade. Além disso, esse tipo de produto corrige pequenas imperfeições", sugere Bellini.

Para John Guerreiro, da Ophicina do Cabelo, no Rio, a maquiagem pesada tem pouca influência no surgimento de acne. O que conta, para ele, é a qualidade dos produtos. "Hoje em dia é mais indicado usar maquiagem com filtro solar. Um bom cosmético sempre ajuda, porque ele impede a desidratação, mantém a pele nutrida e bonita". Agora, se você tem a pele oleosa, evite bases líquidas nos dias de folia. "Prefira as versões em bastão", recomenda John.

A coordenadora do Centro Técnico do Walter's Coiffeur, Andrea Gomes, chama a atenção para uma questão importante: uma maquiagem mais colorida não necessariamente tem excesso de produto. "A quantidade de cosmético usado na maquiagem não garante um efeito forte. Para um 'make de efeito', o que conta é a qualidade dos pigmentos. Sendo assim, nem sempre uma maquiagem carregada na cor vai gerar oleosidade na pele".

Quem curte as produções muito pigmentadas deve procurar tintas produzidas especificamente para a pele, de preferência as dermatologicamente testadas. Jamais passe no rosto tintas fabricadas para artesanato (aplicação em papel, telas, madeira etc).

AQUI dicas de Sandra Martins para manter a pele saudável depois das maquiagens de carnaval  

Mas e o sol?

Para quem gosta de carnaval de rua, todo cuidado é pouco. Dr. Bellini recomenda um filtro solar que já contenha base em sua formulação. Agora, o contrário, ou seja, base com filtro solar, deve ser evitado, já que normalmente os fatores de proteção são muito baixos. "Sendo assim, opte por filtros que contenham base com FPS de no mínimo 30. O ideal seriam os filtros com FPS 50 ou 60. Se a pele for muito clara, existe também FPS 90", ensina o dermatologista.

Para não perder o rebolado, carregue lenços umedecidos e procure higienizar o rosto de duas em duas horas, reaplicando o protetor com base. Com relação aos outros itens da maquiagem, você encontra também batons com fator de proteção solar. "É ótimo se o lápis, sombra e rímel também tiverem FPS", recomenda Bellini.

Antes de passar o filtro, uma dica de John Guerreiro: aplique uma toalha úmida e gelada no rosto por dez minutos. O procedimento fecha os poros e neutraliza as células que produzem oleosidade, mantendo por mais tempo o frescor da pele. Para o make durar mais tempo, Andrea Gomes sugere utilizar produtos não oleosos e à prova d'água. "Suar é inevitável e ninguém vai querer ficar com o rosto todo borrado! O uso de spray fixador de maquiagem pode ser uma excelente saída", ensina a coordenadora do Walter's. Marcelo Mello indica também os lenços antibrilho, que retiram a gordura sem desmanchar a maquiagem.

Importante lembrar que uma pele bonita não se consegue apenas com artifícios externos. Marcio Mello, do salão carioca Éclat, é enfático: "Fundamental beber muita água para manter a pele hidratada antes, durante e depois da folia. Uma água termal borrifada no rosto, de vez em quando, também é ótimo". Além da água, é bom ingerir sucos, isotônicos e água de coco. Os cosméticos também vêm para somar. "Atualmente contamos com FPS três em um: hidratação, proteção solar e maquiagem", arremata Bellini.

Você já pulou, suou e se divertiu horrores. Mas atenção: o compromisso com a pele ainda não acabou! A retirada dos produtos é superimportante. Para peles secas, retirar a maquiagem com leite de limpeza. As mistas ou oleosas combinam com gel de limpeza ou mousse. Para a região dos olhos recomendam-se as soluções miscelares (mix de água e óleo), que são testadas oftalmologicamente, e, portanto, inofensivas para essa área.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições