Com a chegada do clima ameno do outono, as peças de lã já começam a sair do armário. É comum, após alguns meses guardadas, as peças ficarem precisarem de uma lavagem por conta do cheiro.
Para saber a forma correta de lavar as peças de lã, secagem e guardá-las de forma recomendada, confira as dicas.
Lavagem
Por se tratar de uma peça delicada, o ideal é lavá-la na mão (principalmente aquelas peças de lãs mais antigas, que nem possuem mais etiqueta), pois na máquina de lavar asc ahnces da peça ficar deformada é maior. Lave à mão com sabão de coco e ao invés de esfregar a peça, dê leves apertadinhas. Você também pode usar o amaciante, contanto que as peças não fiquem de molho por muito tempo. Evite passar dos cinco minutos!
Para quem preferir lavar na máquina, atente-se antes à etiqueta da peça, que geralmente vem com instruções caso você opte por pela máquina de lavar.
Além disso, coloque a peça de lã dentro de um saquinho protetor, próprio para lavar peças delicadas na máquina de lavar – isso evita que o atrito da lavagem na máquina esgarce as fibras do tecido e deixe também aquelas bolinhas. Também é importante escolher um programa de lavagem no modo suave ou específico para roupas delicadas – são lavagens mais curtas que não deixam as peças de molho.
Secagem
Não torça a peça para remover o excesso de água; prefira remover com uma toalha de banho branca: posicione a peça em cima da toalha, enrole e esprema a toalha suavemente. Faça isso até sentir a malha sem tanta umidade a ponto de ficar escorrendo água.
Também esqueça os pregadores. O ideal para secar é estender a peça na horizontal. Se for utilizar a secadora, verifique as orientações de secagem e temperatura presentes na etiqueta da roupa. Atente-se ao símbolo do tambor com um X no meio, pois ele indica que a peça não pode ser colocada na secadora.
Não é necessário passar as roupas de lã com o ferro, mas se você deseja engomar uma peça, consulte as orientações da etiqueta sobre a temperatura ideal.
Armazenamento
Para não deformar a roupa, evite pendurar em cabides. Guardar em sacos de proteção como TNT, de algodão ou Space Bags, que são de compressão a vácuo ajuda a proteger contra mofo, ácaros, umidade e desbotamento.