Muitas mulheres já passaram ou ainda passam por encomodos depois da depilação. Os pelos encravados são alguns deles. Ele encrava porque está fraco, sem força suficiente para romper a pele e com o canal obstruído tem ainda mais dificuldade em nascer.
Roupas muito apertadas, em qualquer parte do corpo, podem favorecer a foliculite, inflamação de um ou mais folículos capilares. Daí surgem aquelas bolinhas brancas e, às vezes, avermelhadas que tanto incomodam.
Algumas saídas para acabar com isso, são as formas de depilação. Retirar com cera quente, a vantagem é a pele mais lisinha e demora para o crescimento dos pelos. Mas quando eles começarem a nascer, de novo, se os pelos encontrarem uma pele desidratada, áspera e seca terão dificuldade para rompê-la e vão encravar.

No corpo, as regiões mais comuns de encravamento dos pelos são a virilha, nuca, axila e pescoço, mas o problema também pode ocorrer na face, pernas, glúteos e outras partes.
Confira algumas dicas e se livrar do incômodo.
Compressa de água quente
Umedeça uma toalha com água morna e pressione contra a área inflamada. Faça isso durante dez minutos por dia para abrir os poros e amolecer a pele, facilitando a saída do fio.
Limpeza de pele
Depois de removido o pelo, lave a área com água morna e sabonete hidratante. Aplique um antisséptico para proteger contra possíveis infecções.
Use roupas certas
Evite usar roupas apertadas ou de tecido sintético nas regiões mais propensas ao pelo encravado, que são as "dobras": virilha, axila, nuca, etc.
Cuidados na depilação
Se você raspa os pelos da perna, virilha e axila, faça isso quando eles estiverem molhados. Além disso, sempre use loção de barbear para lubrificar os fios.
Poros fechados
Depois de raspar os pelos, enxague a área com água fria para fechar os poros.
Com informações de: Vila Mulher