Quando se está gripado, a última coisa que queremos fazer é comer. No entanto, é importante manter o corpo nutrido para acelerar a recuperação.
Sendo assim, pense duas vezes antes de comer um fast food — quando estamos doentes, há uma escassez de nutrientes essenciais, que precisam ser repostos através de escolhas saudáveis.
O que pode fazer parte do cardápio quando você está se sentindo mal? Veja algumas sugestões:
1. Canja de galinha
A canja de galinha não só fornece os nutrientes necessários para ajudar a combater os vírus, mas também reduz a inflamação e fortalece o sistema imunológico. A cenoura e a cebola fornecem vitaminas A e C, enquanto o frango é rico em proteína e zinco.
Além disso, líquidos quentes são calmantes para a garganta e podem ajudar a aliviar a congestão nasal.
2. Frutas cítricas
A vitamina C, mais comumente encontrada em frutas cítricas, é um antioxidante que pode ajudar a aumentar a imunidade. É possível encontrá-la em frutas cítricas ou legumes como pimentão vermelho, brócolis, couve, abóbora, mamão, batata-doce e tomate.
3. Alho, cebola e alho-poró
Frequentemente usado para temperar, esses alimentos contém propriedades antibacterianas, antifúngicas, antivirais, antiparasitárias e antioxidantes. São boas fontes de vitamina C e podem ajudar a melhorar a função da barreira intestinal.
4. Chá de gengibre
O gengibre se destaca como um dos melhores alimentos para resfriados por ser composto por substâncias anti-inflamatórias, que combatem a tosse e as infecções.
5. Mel
O mel é frequentemente apresentado como uma cura para tudo, desde queimaduras até cortes e arranhões.
Por cobrir a garganta, é um dos melhores alimentos para resfriado e dor de garganta, e suas propriedades ajudam a combater infecções de vírus, bactérias e fungos.
O mel também pode ajudar a reduzir a frequência da tosse e melhorar a função respiratória.
6. Kefir
O Kefir é carregado com probióticos que fortalecem seu sistema imunológico. Com mais proteína do que iogurte e leite, ele também regula a digestão, permitindo que seu corpo use todas as calorias e nutrientes que você consome quando está se sentindo mal.
7. Castanha-do-pará
Um punhado de castanha-do-pará contém mais do que o valor diário recomendado de selênio, um mineral que ajuda a aumentar a imunidade. Outras fontes primárias de selênio incluem lagosta, ostras, amêijoas, caranguejos e atum.
8. Vinho tinto
Os componentes do vinho tinto funcionam da mesma forma que as bactérias benéficas do iogurte: quando os vírus do resfriado e da gripe entram em seu sistema, eles começam a se multiplicar e tentam impedir a infecção.
9. Cogumelos
Os cogumelos têm propriedades antivirais, em grande parte graças ao seu rico conteúdo de vitamina D, e produzem proteínas celulares que ajudam a combater infecções.
10. Carboidratos
Sim, os carboidratos são seus amigos — especialmente se você frequenta a academia com frequência — e ajudam a combater a disfunção imunológica. Se você está doente e não consegue manter os alimentos no estômago, opte por carboidratos pobres em fibras e com baixo teor de gordura, como biscoitos salgados e torradas brancas.