Aprenda a usar os produtos de capilares como um profissional

Serum, silicone, mousse... Conheça o modo de usar corretamente dos produtos para cabelo

Fonte: Guiame, com informações de Marie ClaireAtualizado: terça-feira, 21 de julho de 2015 às 14:31
Produtos de cabelo
Produtos de cabelo

Para os cabelos terem resultados conforme promete o produto, é preciso saber a forma correta de aplicação, podendo evitar que os fios danifiquem. 

Se o fato é que os cabelos estão recebendo cuidados neessários com o uso dos produtos e mesmo assim não tem resultado, o diretor de estilo do salão Pierre Michel Salon, em Nova York, Jerome Lordet, explica a melhor maneira de usar os produtos indispensáveis para um cabelo perfeito.

Serum
Segundo o especialista, este produto deve ser usado depois de a escova para selar as cutículas e dar brilho aos fios. E aqui também vale a regra de não aplicar na raiz. “Caso contrário, ele vai pesar e reduzir o volume.”

produtos capilaresÓleo de tratamento
Nem pense em usar os óleos no cabelo seco. “Isso deixa a impressão de que o fio não foi lavado”, garante ele. O conselho do expert é usar uma quantidade pequena no fio ainda úmido. “E se a pessoa estiver usando um tratamento à base de óleo indicado para a hora do banho, é importante passar o shampoo duas vezes para remover completamente o excesso de produto.”

Silicone
Os silicones, também conhecidos como reparador de pontas, costumam ser usados basicamente para combater o frizz ou domar o cabelo em um rabo de cavalo, quando não deu tempo de lavá-lo. Apesar de Lordet concordar que o produto deve ser aplicado nos fios secos para acalmar os rebeldes, a maneira de aplicá-lo precisa mudar. “Muita gente passa no cabelo todo e em excesso”, conta. “Ele nunca deve ser usado nas raízes, é apenas um lubrificador do comprimento. E a quantidade não deve ultrapassar o tamanho de uma moeda pequena.”

Spray de água do mar
“Use nos cabelos naturalmente secos ou já ondulados para criar um look bagunçado, estilo praia”, ensina Lordet. “Muitas pessoas cometem o erro de aplicar o spray antes de qualquer outro produto, mas ele deve ser o último sempre.” Para melhores resultados, não encoste na raiz e use da metade do comprimento para baixo. Depois, torça em rolinhos médios para garantir um efeito texturizado.

Hairspray
Aqui, vale a regra de quanto mais distante melhor. Jamais aproxime muito o frasco dos fios. “A ideia é pulverizar o produto a cerca de 12 polegadas de distância ou você vai acabar com um acúmulo difícil de ser trabalhado.” A ideia é sempre escolher uma opção que deixe os fios flexíveis e possíveis de serem penteados mesmo que depois da aplicação.

Shampoo a seco
Ele parece um grande salvador, mas não substitui a importância de lavar o cabelo. “O shampoo a seco só remove temporariamente os óleos naturais do couro cabeludo e deixa a aparência de fios limpos.” Ou seja, você vai precisar lavá-lo pouco tempo depois. “Na hora de usar, aplique mais nas raízes e sempre massageie – como se estivesse lavando mesmo. Em seguida, penteie os fios para evitar qualquer pó aparente.”

Mousse
Neste caso, a regra é aplicar diretamente na raiz, mas uma pequena quantidade – por mais divertido que seja ter uma bola escultural de mousse nas mãos. “Assim, você evita que a raiz fique pegajosa e que o cabelo pese para baixo depois de seco”, conta Lordet. Aproveite o poder modelador do produto para imprimir volume na hora da escova.

Óleo de tratamento
Nem pense em usar os óleos no cabelo seco. “Isso deixa a impressão de que o fio não foi lavado”, garante ele. O conselho do expert é usar uma quantidade pequena no fio ainda úmido. “E se a pessoa estiver usando um tratamento à base de óleo indicado para a hora do banho, é importante passar o shampoo duas vezes para remover completamente o excesso de produto.”

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições