Conselho divulga "roteiro" para cirurgia plástica

Conselho divulga "roteiro" para cirurgia plástica

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

O Conselho Federal de Medicina divulgou nesta quinta-feira um protocolo voltado a cirurgiões plásticos que funcionará como uma espécie de "check list" a ser feito antes das operações.

Trata-se de um formulário que deverá ser preenchido pelo médico e assinado por ele e pelo paciente. Ele trará informações sobre o cumprimento de diversas etapas desde as primeiras consultas até o pós operatório.

Ficará registrado, por exemplo, se o médico verificou o histórico do paciente e se o informou sobre cicatrizes e o tempo de recuperação.

O uso desse protocolo, por enquanto, é apenas uma recomendação, mas, segundo o presidente do Conselho, Roberto Dávila, poderá se tornar obrigatório no futuro e ser estendido a outros tipos de cirurgia.

O objetivo do documento, segundo o CFM, é melhorar as informações prestadas ao paciente e reduzir as queixas depois da cirurgia.    

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições