Consumo aumenta risco de doenças psíquicas

Consumo aumenta risco de doenças psíquicas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Consumir maconha por muito tempo aumenta o risco de doenças psíquicas, como psicoses, alucinações visuais ou auditivas e delírios, segundo um estudo australiano divulgado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.

Os pesquisadores do Instituto Cerebral da Universidade de Queensland consultaram 3.800 jovens de cerca de vinte anos sobre seu consumo de maconha e sobre a ocorrência de eventuais problemas psíquicos.

Pouco mais de 14% deles responderam que consumiam maconha há seis anos ou mais. O estudo constatou que esses jovens corriam um risco duas vezes maior de sofrer de doenças psicóticas, como a esquizofrenia, do que aqueles que nunca consumiram.

O risco de serem vítimas de alucinações também é duas vezes maior; e o de delírios, quatro vezes mais elevado.

"A ligação é muito clara entre o consumo e os três problemas estudados: quanto mais tempo se consome maconha, mais elevado é o risco de efeitos não desejados", indicam os autores do estudo divulgado no Archives of General Psychiatry.

Eles reconhecem, no entanto, que é difícil dizer se esses problemas psíquicos antecedem ou são consequência do consumo de entorpecentes. "A relação é complexa", revelam.

"Os indivíduos que sofrem de sintomas psicóticos isolados correm um risco maior de consumir maconha, o que poderia, por sua vez, contribuir para aumentar o risco de problemas psicóticos", de acordo com o estudo.

Postado por: Felipe Pinheiro

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições