Danone vai alterar propaganda de supostos benefícios de iogurtes

Danone vai alterar propaganda de supostos benefícios de iogurtes

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

A gigante francesa do setor de alimentos Danone anunciou nesta quinta-feira (15) que vai deixar de reforçar os supostos benefícios para a saúde de dois de seus iogurtes mais conhecidos, Activia e Actimel, diante da possibilidade de uma decisão da União Europeia contrária à empresa. No Brasil, não deve haver mudanças.

Nas propagandas, o iogurte Activia supostamente regula a digestão e o Actimel reforça as defesas naturais do organismo.

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês) deve se reunir no início de junho para esclarecer os critérios e regras de avaliação no regulamento europeu e compará-los aos argumentos que se dizem benéficos para a saúde informados nas embalagens dos iogurtes.

Segundo o diretor de finanças da Danone, Pierre André Terisse, o grupo adotou a decisão pela "falta de visibilidade na aplicação do regulamento europeu" nesta área.

A EFSA deve se pronunciar nas próximas semanas sobre as qualidades do Activia e do Actimel.

Em fevereiro, a EFSA considerou insuficientes as provas apresentadas pela Danone sobre os efeitos do 'immunofortis', um coquetel de prebióticos incorporado em alimentos para bebês e que supostamente reforçaria o sistema imunológico.

Em outubro do ano passado, a Autoridade Publicitária do Reino Unido (ASA, na sigla em inglês) advertiu a Danone por considerar enganosa uma propaganda do Actimel na qual a empresa francesa afirmava que estava "cientificamente comprovado que ajuda a fortalecer as defesas naturais das crianças".

A Danone informou que modificará as propagandas na Europa para não reforçar os benefícios para a saúde que, a princípio, aumentam o consumo de tais produtos. Na França, a Danone já modificou as campanhas publicitárias.

O anúncio de Danone provocou uma queda de mais de 1% da ação da empresa na Bolsa de Paris, apesar do volume de negócios em alta de 8,3% para o primeiro trimestre de 2010, a 3,9 milhões de euros (US$ 5,2 milhões).

Postado por: Felipe Pinheiro  

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