Estudo associa consumo excessivo de álcool entre os jovens com músicas pop

Pesquisa realizada em Pittisburg, diz que jovens estão consumindo álcool em excesso devido influência de música pop

Fonte: guiame.com.brAtualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:02
álcool na juventude
álcool na juventude

A fase da adolescência faz com os jovens busquem no álcool motivos para diversão, o que pode acarretar em morte e problemas futuros de saúde. Segundo um estudo realizado na Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, e pelo Norris Cotton Cancer Center, diz que a música pop influência os jovens ao o consumo excessivo de álcool.

Para chegar a essa conclusão, foram pesquisados 2.541 pessoas com idades entre 15 e 23 anos. As políticas públicas e educacionais podem limitar a inflência do álcool na música popular e assim, diminuir o consumo da bebida entre os jovens.

Dos participantes da pesquisa, 1.488 (59%) afirmaram que beberam, de uma vez só, uma grande quantidade de álcool, equivalente a 300 ml de cerveja, 100 ml de vinho ou 37,5 ml de uma bebida destilada. Desse grupo, 18% disseram que se embriagam pelo menos uma vez por mês, e 37% relataram já ter problemas, como lesões, devido ao álcool.

álcool na juventude"Um adolescente comum é exposto anualmente a cerca de 3 mil referências a bebidas alcoólicas enquanto ouvem música", destaca Brian Primack, autor chefe do estudo e diretor do Programa de Pesquisas de Mídia e Saúde na Escola de Medicina de Pittsburgh. "É importante compreender o impacto negativo que essas referências podem ter em uma faixa etária, induzindo o consumo de álcool".

De acordo com o Centro para Controle e Prevenção de doenças, o álcool é considerado a terceira maior causa de morte nos EUA.

No levantamento, os participantes viram o nome de hits cuja letra faz menção ao álcool. Eles responderam se gostam daquelas música e se têm o costume de ouvi-las. Os pesquisadores também perguntaram se eles lembram que tipo de bebida é citada em cada composição.

Os participantes que responderam corretamente têm mais do que o dobro de chances de já terem se embriagado, comparado aos outros entrevistados. O resultado é independente da idade, da classe social e do uso de álcool por amigos ou parentes dos entrevistados.

Segundo o chefe do estudo, o resultado da pesquisa ilustra o valor que os jovens dão às opiniões e atitudes de astros da música. Um modo de evitar o uso abusivo de álcool seria estimular as habilidades de pensamento crítico dos adolescentes.
"A alfabetização midiática é um método cada vez mais adotado, e que já se provou bem sucedido em ajudar os jovens a tomarem decisões mais saudáveis", lembra. "No caso do álcool, pode ser valioso para que entendam como as menções a bebidas em músicas podem manipular suas emoções para que eles comprem um produto".


Com informações de: O Globo

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições