Frio ou calor? O que se deve aplicar após o trauma

Frio ou calor? O que se deve aplicar após o trauma

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer após um trauma. Aplicar Frio ou Calor? Para isso é importante entender a reação que o calor e o frio produzem em nosso corpo.

O frio abaixa o metabolismo e reduz a circulação do local, diminuindo a reação normal do corpo em tentar mandar mais sangue para o local da lesão na busca de "consertar" o que foi lesado. Por isso a importância de se aplicar o gelo de imediato, se possível dentro dos 5 primeiros minutos após a lesão, principalmente se o trauma ocorreu durante prática de atividade física intensa.

O calor, por outro lado, provoca a vasodilatação podendo aumentar o edema (inchaço) ou hematoma, quando há ruptura de vasos sanguíneos. Por isso o calor é utilizado antes dos exercícios, na fase de reabilitação, para facilitar a circulação sanguínea e a flexibilidade muscular. Dessa forma, para ficar mais fácil lembrar o que deve ser feito, utiliza-se a sigla em inglês PRICE - Protection (Proteção), Rest (Repouso), Ice (Gelo), Compression (Compressão - deve ser suave) e Elevation (Elevação).

O gelo pode ser aplicado em forma de bolsas de gelo e água, ou de forma mais prática, bolsas de gel anti-congelante que se adaptam melhor na região afetada. Segundo a Dra. Yeda Bellia, Fisioterapeuta responsável pela Fisioterapia Yeda Bellia, nas primeiras 72 horas após o trauma, deve-se aplicar gelo por 20 minutos a cada 2 horas, no período em que a pessoa está acordada. "Após os primeiros três dias, que é quando o processo inflamatório começa a regredir, as aplicações de gelo podem diminuir para três vezes ao dia, enquanto o edema persistir", afirma a fisioterapeuta.

É importante lembrar que deve ser feita uma consulta médica o mais rápido possível para obter um diagnóstico da lesão e receber, se necessária, a prescrição de medicamentos e imobilização. O frio também funciona como analgésico, diminuindo a dor. Por esse motivo deve-se tomar cuidado depois da aplicação de gelo para não aumentar a lesão.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições