Tudo que é tendência e novidade, surge primeiro pelos americanos. A mai recente novidade são as joias de titânio implantadas nos olhos. Os oftalmologistas estão espantados. Os formatos das joias podem variar, entre elas um cração, estrela, entre outros desenhos.
A técnica se originou na Europa, onde as joias oculares são implantadas há anos. Com anestesia, uma pequena incisão é feita na conjuntiva, a membrana fina e transparente que cobre a parte branca do olho, e lá o adereço é colocado.

Entre os riscos envolvem perfuração do olho, conjuntivite, hemorragia e até cegueira causada por infecção grave ou sangramentos.
"Agredir dessa maneira uma estrutura tão delicada como o olho só aumenta a chance de problemas", afirma Virgílio Centurion, oftalmologista e diretor do IMO (Instituto de Moléstias Oculares), em São Paulo.
Ainda segundo ele, um objeto estranho pode dificultar o piscar dos olhos e até rasgar o tecido ao coçar o olho, por exemplo. "Acho difícil tolerar isso a longo prazo, já que qualquer grão ou sujeira já nos incomoda tanto."
Ainda não há casos de implante de joias nos olhos aqui no Brasil.
Com informações de: Folha de São Paulo