"A maioria dos fumantes no Brasil pensa em parar de fumar, mas não conseguem", diz Silvia Cury do Hospital HCor

Especialista elabora metas para quem deseja parar de fumar

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:09

Ano novo, vida nova. É assim que pensam aqueles que desejam começar uma nova história na vida e lutar contra o tempo. Há aqueles que querer constituir famílias, adquirir um bem tão sonhado, mudar de casa ou de emprego. Mas também tem aqueles que querer viver melhor, cuidar da súde enqunto há tempo: os fumantes de cigarro.

Além de ser uma doga viciante, é a destruição de planos para o futuro. Por isso, é preciso buscar ajuda e contar principalmente com o sentimento interno. A aceitação e coragem.

A psicóloga, Dra. Silvia Cury Ismael, do Hospital do Coração em São Paulo, explica que a pessoa deve estar consciente de que o cigarro faz mal e ter vontade de abandonar a dependência química. é preciso escolher um tempo
calmo e escolher o dia certo de abandonar o vício.

“Nesse período, as pessoas sentem necessidade de evoluir e conquistar metas como emagrecer, aderir à prática de exercícios, mudar o visual e parar de fumar. A maioria dos fumantes no Brasil pensa em parar de fumar, mas não conseguem.
Sabemos que abandonar o cigarro é difícil, mas para quem deseja mudar este hábito, há tratamentos que auxiliam o fumante”, afirma a dra. que não basta a pessoa querer acabar palsívamente, e sim, por etapas.

Cada pessoa conhece seu ritmo e dificuldade, com a mesma vontade, porém, incompreendida por elas mesmas. “O fumante fica dependente da nicotina, considerada uma droga. É uma substância poderosa, pois atinge o cérebro em poucos minutos.
É normal, portanto, que os primeiros dias sem cigarro sejam os mais difíceis. Ao parar de fumar você pode se sentir ansioso, com dificuldade de concentração, irritado, ter dores de cabeça e sentir aquela vontade intensa de fumar.
Cada pessoa tem uma experiência diferente. Uns sentem mais desconforto e outros não sentem nada. Mas não desanime, tudo isso vai desaparecer em algumas semanas”,
finaliza a Dra. Silvia Cury Ismael.

Para você que deseja acabar com o cigarro em sua vida, siga as orientações da Dra. Silvia Cury e acima de tudo, com vontade e fé:


- Escolha um dia para parar de fumar de uma vez só;
 
- Tome água quando tiver vontade de fumar;
 
- Procure ler, caminhar e praticar atividades que distraiam a mente;
 
- Modifique sua rotina o máximo possível;
 
- Faça exercícios regularmente;
 
- Procure não substituir o cigarro pela comida;
 
- Escove os dentes logo após as refeições;
 
- Pratique relaxamento e exercícios de respiração;
 
- Tenha sempre em mente que o cigarro é um inimigo da saúde;
 
- Procure ajuda de especialistas se não conseguir parar sozinho.

 

Com informações de: Assessoria de Imprensa do Hospital HCor - Hospital do Coração de São Paulo

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições