Mundo terá de se vacinar contra as duas gripes, diz Organização Mundial da Saúde

Mundo terá de se vacinar contra as duas gripes, diz Organização Mundial da Saúde

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

O mundo provavelmente precisará fabricar continuamente vacinas tanto contra a influenza comum quanto contra a nova gripe H1N1, disse a chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira, 15 de maio.

A diretora-geral da OMS, Margaret Chan, afirmou que será importante para a indústria farmacêutica manter a produção das doses da vacina contra a gripe sazonal comum porque a doença causa sintomas graves em dois a três milhões de pessoas por ano, matando até 500 mil.

"Nós estamos nos movendo nessas duas direções para assegurar alguma segurança para a vacina sazonal e ao mesmo tempo dar o pontapé inicial nos primeiros trabalhos científicos para a vacina pandêmica", disse Chan, afirmando que uma versão enfraquecida do vírus H1N1 para ser usada em vacinas deve estar pronta até o final do ano.

A OMS deve fazer uma recomendação "em breve" sobre a melhor proporção para a produção dessas duas vacinas, disse Chan. Produtores de vacina incluem a GlaxoSmithKline, Sanovi-Aventis, Novartis e Baxter International.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições