Para chegar aos 50 anos com a saúde em dia, é importante começar a se cuidar desde cedo. Por conta disso, a revista NOVA conversou com especialistas da área de saúde e desvendou os principais cuidados que devem ser tomados em cada idade. Comece já a investir em você mesma:
A PARTIR DOS 20 ANOS
- Você nunca checou sua pressão arterial ? Pois está na hora. A recomendação é que, a partir dos 20 anos, a pressão seja verificada pelo menos uma vez por ano.
- Cuide da prisão de ventre . Não adianta só consumir mais fibras. É preciso beber muita água, senão o bolo alimentar ficará endurecido, ressalta Kátia Sebastião, nutricionista de São Paulo.
- Está irritada demais? Olha a crise dos 30 aí! Stress não controlado pode desencadear depressão ou alguma síndrome ligada à ansiedade. Procure um especialista para conversar, nem que seja para ouvir que não tem nada, alerta o psiquiatra Joel Rennó Junior.
A PARTIR DOS 30 ANOS
- Essa é a fase da sua plenitude sexual. Aproveite! Só não se esqueça de fazer o papanicolau e a colposcopia todo ano, agende o primeiro ultra-som transvaginal e não deixe de praticar sexo seguro.
- Começa o processo de perda de massa óssea . Por isso, procure consumir alimentos ricos em cálcio (leite, derivados e vegetais verde-escuros), mantenha uma atividade física e maneire no café.
- As vacinas contra tétano e difteria estão em dia? É preciso tomá-las de dez em dez anos. A cada cinco anos também deve ser feito um reforço contra a hepatite B, relacionada ao câncer de fígado, diz o Dr. Alfredo Helito, de São Paulo.
- Cigarro e pílula ? Essa combinação só é tolerada até os 35 anos. Depois disso, a mulher fica proibida de associar os dois, sob o risco de ter trombose, alerta o dr. Roberto Calvoso, de São Paulo.
- É chegada a hora de fazer a primeira mamografia . Ela servirá de parâmetro para exames futuros.
- Nessa fase, os médicos recomendam fazer o exame de dosagem de TSH, hormônio que aponta alterações na tireóide . Ele precisa ser repetido a cada cinco anos.
A PARTIR DOS 40 ANOS
- A mamografia passa a ser rotina anual.
- A massa muscular começa a ceder espaço para a gordura. Invista na musculação. O ideal é adotar séries com baixa carga e muita repetição, explica Ivani Trombetta, especialista em educação física.
- Está na hora também de visitar o oculista e checar se a sua presbiopia (ou vista cansada) já se instalou.
- O câncer de colo de útero é responsável por 15% das mortes de mulheres nessa faixa de idade. Peça orientação ao seu médico.
- Marque exames de triglicérides e colesterol. A partir de agora, essa checagem deve ser anual.
- A menstruação está falhando? Para não correr o risco de gerar um temporão, faça um exame que cheque seus níveis do hormônio FSH.
- Entrou na menopausa ? Veja com seu médico se fará a reposição hormonal. Ela não é mais indicada para todas. O tratamento com isoflavonas pode ser uma alternativa.
- Prepare-se para fazer mais visitas ao dentista . Nos próximos anos, é comum ocorrer uma retração na gengiva, o que expõe uma área do dente que não é protegida pelo esmalte. Resultado: maior a chance de cáries e aumento da sensibilidade aos alimentos frios e quentes.