Repelente de origem natural é novidade contra Aedes aegypti

Repelente de origem natural é novidade contra Aedes aegypti

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Repelente de origem natural é novidade contra Aedes aegypti

Ativo possui eficácia comprovada e pode ser formulado em farmácias com manipulação

Está disponível nas farmácias com manipulação uma excelente alternativa aos repelentes químicos: Drago-Repel-X®, matéria-prima composta por óleos vegetais da semente da macadâmia, de gérmen de trigo e da semente de linhaça (além de cânfora e vitamina E). Livre de compostos sintéticos, é seguro à aplicação tópica por não causar irritação cutânea, podendo ser utilizado por crianças a partir dos seis meses de idade. Além disso, possui ação comprovada contra o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue.

Testes clínicos realizados no Instituto de Pesquisas Biológicas Carrol-Loye (Califórnia, Estados Unidos) avaliaram a eficácia deste ativo em concentração mínima contra o mosquito Aedes aegypti, comparando-o a alguns repelentes químicos existentes no mercado.  Desta forma, conseguiram demonstrar que mesmo em baixa concentração Drago-Repel-X® reduziu em cerca de 90% as picadas do mosquito da dengue, com eficácia muito semelhante a de matérias-primas químicas empregadas em concentrações elevadas.

Por poder ser formulado em farmácias com manipulação, é possível associar Drago-Repel-X® a outros ativos diversos, como os com atividade antiaging e aos filtros solares. ?Além de ser de origem natural, pode ser perfeitamente utilizado em cremes hidratantes para o corpo ou em loções, sprays e géis-creme com outras matérias-primas, de acordo com a formulação prescrita pelo dermatologista", afirma Natália Rodrigues, farmacêutica da Galena (distribuidora do produto no Brasil).

O ativo já está disponível em farmácias com manipulação de todo o Brasil, mediante prescrição dermatológica, e é considerado 100% natural por não conter agentes químicos.  

O perigo das picadas

Os mosquitos podem transmitir uma série de doenças, como a malária e a dengue, que em alguns locais já se transformaram em epidemia e são consideradas um grande problema à saúde pública. No caso da dengue, é preciso adotar medidas preventivas e evitar a proliferação do mosquito. Além disso, o uso de repelentes também torna-se uma boa alternativa para manter distância das picadas destes insetos e, conseqüentemente, da doença.

Entretanto, os repelentes existentes no mercado brasileiro atualmente são compostos por agentes químicos que podem causar irritações na pele, por conterem altas concentrações de substâncias sintéticas. Muitos contêm uma substância chamada DEET, que é usada em larga escala como repelente e que não é indicada às crianças menores de dois anos de idade (conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa). Por ser totalmente natural e livre de compostos químicos, Drago-Repel-X® pode ser usado com segurança, pois não causa irritação na pele, e apresenta eficácia muito semelhante a de produtos sintéticos.  

Postado por: Claudia Moraes

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições