Risco de Alzheimer é seis vezes maior se o parceiro tem a doença

Risco de Alzheimer é seis vezes maior se o parceiro tem a doença

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Uma pesquisa americana da Universidade Estadual de Utah, publicada no Journal of the American Geriatrics Society, afirma que o risco de desenvolver o Mal de Alzheimer é seis vezes maior para quem tem parceiro com ela.

A doença é a causa mais comum de declínio intelectual no idoso, já que corresponde aproximadamente a 50% ou 60% dos casos de demência, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). A equipe de cientistas acompanhou por 12 anos a saúde de mais de 1,2 mil casais que viviam juntos há uma média de 49 anos.

Nenhum tinha demência no início, mas, até o final do estudo, 225 foram afetados. Em 125 deles, o marido recebeu o diagnóstico; em 70, a esposa; e, em 30, ambos.

Acredita-se que o estresse físico e o mental de cuidar de alguém querido com Alzheimer possam causar danos duradouros no centro da memória do cérebro.

As pessoas do sexo masculino se mostraram três vezes mais vulneráveis. No entanto, os baixos números envolvidos não comprovam a maior propensão masculina, porque existe a possibilidade de ser apenas acaso.

Os pesquisadores solicitaram outros estudos sobre estilo de vida e fatores ambientais da vida destes pacientes para entender qual é a relação entre a rotina do casal e o desenvolvimento da doença em ambos.

Outra pesquisa realizada pela organização Alzheimer's Research Trust, do Reino Unido, mostrava exatamente o contrário, ou seja, que o casamento na terceira idade geralmente diminuia a chance de apresentar o problema, devido à maior interação social que os casais experimentam.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições