SP fará testes gratuitos de HIV e dependência química na quinta

SP fará testes gratuitos de HIV e dependência química na quinta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai oferecer testes gratuitos de HIV e dependência química no Dia Mundial da Saúde, nesta quinta-feira (7), durante a Feira da Saúde, no Pátio do Colégio, no centro.

O evento será realizado das 8h às 17h e espera receber 25 mil pessoas. A iniciativa ainda terá a participação de profissionais do Centro de Referência Estadual de Álcool, Tabaco e Outras Drogas e do Programa Estadual de DST/Aids.

Os visitantes também poderão avaliar o risco de dependência do uso do álcool, tabaco e outras substâncias psicoativas por meio do questionário Assist (Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test), desenvolvido pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O teste identifica pessoas com risco de alcoolismo e outras dependências químicas, o que possibilita o encaminhamento ao tratamento em serviços especializados.

Já os profissionais do Programa Estadual de DST/Aids vão distribuir 30 mil preservativos, além de disponibilizar testes rápidos para diagnóstico do HIV --os resultados ficam prontos em cerca de 15 minutos.

A Feira de Saúde ainda terá mais de 30 estandes, com serviços como autoexame de tireoide; glicema capilar --para verificar níveis de diabetes; prevenção da saúde ocular; avaliação física; avaliação do IMC (Índice de Massa Córporea); campanha de saúde auditiva; teste de ovulação; aferição de pressão arterial; entre outros.    

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições