Comemoração do 14 de julho terá o Dia da França em São Paulo

Comemoração do 14 de julho terá o Dia da França em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

No Ano da França no Brasil, o 14 de julho - data nacional francesa, em celebração à Revolução Francesa - será comemorado em grande estilo com o Dia da França em São Paulo. O evento será realizado no domingo, 12 de julho, com uma programação que durará o dia todo no Parque da Água Branca.

Participarão do evento o presidente do Comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil, Danilo Santos de Miranda, o Cônsul Geral da França em São Paulo, Jean-Marc Gravier, o governador de São Paulo, José Serra, e o secretário da Cultura de São Paulo, João Sayad.

 "Nas comemorações do Ano da França no Brasil, não poderia faltar uma homenagem ao 14 de julho, a data nacional francesa por excelência", destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.

"O Ano da França no Brasil foi aberto em 21 de abril em homenagem a Tiradentes, que foi inspirado pelas ideias do Iluminismo. A programação do Ano para o 14 de julho, que representa o auge dessas ideias, deve ser brilhante e variado", acrescentou Anne Louyot, comissária-geral do Comissariado francês do Ano da França no Brasil.

A programação começará cedo, às 8h, com a 1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social, com largada na Av. Lineu de Paula Machado. A partir das 9h, já no Parque da Água Branca, haverá o Encontro Brasil-França de Parkour, com a presença de atletas franceses de ponta. Às 11h, será aberta a exposição da fotógrafa francesa Catherine Krulik sobre a cultura brasileira.

Para o almoço, será montado um "Village France", com barraquinhas de comidas e bebidas francesas a preços populares, com a presença de chefs franceses. Após os discursos sobre a França, será feita a apresentação da Cavalaria da Polícia Militar, que mostrará o Carrossel e o Volteio, exercícios de destaque na rica tradição da corporação na França.

Diversas atrações estão previstas para o palco a partir das 16h30, com referências ao Brasil e a França. Haverá apresentação do grupo francês de teatro de rua Transe Express e de can-can, mímica e trapézio. Para fechar a noite, haverá um baile popular à francesa das 18h30 às 21h30.

Serviço:

Dia da França em São Paulo

12 de julho, das 9h às 21h30

Parque da Água Branca

Av. Franciso Matarazzo, 455

1ª Caminhada e Corrida pela Inclusão Social

Largada: 8h, na Av. Lineu de Paula Machado

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil( http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/ ) são:

Comitê dos patrocinadores franceses:

Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:

Banco Fidis, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro, SESC.

Parceria e realização:

TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, Culturesfrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura,Governo Federal do Brasil.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições