Considerada a estação mais disputada no quesito lazer, o inverno proporciona atividades para juntar a família. Fazer uma reserva nessa época do ano, assim como no verão, é quase impossível, mas nada como reservar antecipadamente. A época também favorece para as férias escolares dos filhos.
Para aproveitar a estação, confira opções de lugares que combinam com o inverno e para quem gosta do frio.
BENTO GONÇALVES
Estado: Rio Grande do Sul
Habitantes: 112 mil
Temperatura média: 17 graus celcius
Distância da capital Porto Alegre: 109 Km
Altitude em relação ao nível do mar: 691 m
Localizada na serra gaúcha e a aproximadamente uma hora de distância da capital Porto Alegre, o destaque de Bento é a produção de vinhos – bebida que combina perfeitamente com o inverno. Não é das cidades mais frias, mas a temperatura raramente ultrapassa os 25 graus o ano inteiro.
Os imigrantes italianos transformaram Bento Gonçalves na maior produtora vinícola do RS, além de rechear a gastronomia local com cantinas maravilhosas – com destaque para o saboroso galeto.
Se você for à Bento Gonçalves neste inverno, não deixe de fazer o passeio de trem – a Maria Fumça -, e conhecer o Caminho de Pedras.
UBIRICI
Estado: Santa Catarina
Habitantes: 10 mil
Temperatura média: 16 graus celcius
Distância da capital Florianópolis: 158 km
Altitude em relação ao nível do mar: 1822 m
São Joaquim é a mais badalada do estado, mas Ubirici é um dos pontos a serem desvendados para quem pensa em passar (muio) frio em Santa Catarina…e bem acompanhado (a). A altitude assusta: 1822 metros, que garantem uma temperatura para corajosos no inverno, quando, em 1996, foi registrado -17 graus celsius no ponto mais alto.
Ubirici se destaca também por ter mais atrações e belezas naturais que a paparicada São Joaquim. Entre elas o lindo Morro da Igreja, a cascata Véu de Noiva, a distinta igreja matriz e a gruta Nossa Senhora de Lourdez.
PETRÓPOLIS
Estado: Rio de Janeiro
Habitantes: 305 mil
Temperatura média: 23 graus celsius
Distância da capital Rio de Janeiro: 68 km
Altitude em relação ao nível do mar: 838 m
O Rio de Janeiro continua lindo, e você também pode passar um friozinho gostoso por lá se conseguir um lugar ao sol. Quer dizer, à sombra das montanhas da serra…
Petrópolis é um ponto histórico nacional. A cidade já foi ponto de veraneio para o imperador Dom Pedro II, que odiava calor. Uma das vantagens para quem mora na capital é que o município esta a apenas 68 km de distância, e pode ser atingido em menos de uma hora.
Além das belezas naturais serranas, Petrópolis é um polo cultural, com uma série de atrações: Palácio Quitandinha, Academia Petropolitana de Letras, Museu Casa de Santos Dumont e o Teatro D. Pedro.