Conheça o rio Tapajós, beleza selvagem no coração da Amazônia

A beleza selvagem no coração da Amazônia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:15

O Tapajós é uma das melhores opções de visita que o Pará possui, ideal para a prática do ecoturismo. Nessa parte oeste do Estado, dois grandes rios da região se encontram em frente a Santarém, causando um efeito curioso e quase inacreditável.

De um lado, o Amazonas, um dos maiores rios do mundo com suas águas barrentas que cortam grande parte da floresta. Do outro, o Tapajós, com águas azuis, num tom quase esverdeado.

Os dois rios correm lado a lado, durante vários quilômetros, sem nunca se misturar. Isso se deve ao fato de as águas serem diferentes na densidade, temperatura e velocidade.

A região do Tapajós é a maior de todas as regiões turísticas do Estado, concentrando quase toda a porção ocidental do território paraense.

Além de Santarém, outros municípios da região oeste possuem infra-estrutura e belezas naturais para receber turistas, como Alenquer, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

A natureza é um convite ao esporte, ao descanso à beira de belas praias fluviais e à aventura, já que uma das características da região é a geografia selvagem que presenteia o visitante com diversas cachoeiras e formações rochosas, um cenário perfeito para a prática de esportes de aventura como rapel e escalada.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições