Destinos do Brasil: Imbituba

Destinos do Brasil: Imbituba

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

Não é à toa que Imbituba é um dos destinos turísticos mais procurados no litoral catarinense. Localizada a 104 km de Florianópolis, capital do Estado, Imbituba tem nas belas praias suas maiores atrações. Todo verão, a cidade recebe milhares de turistas e esportistas que buscam as ondas da famosa Praia do Rosa para a prática do surfe. Mas Imbituba possui outras praias igualmente belas, consideradas muito limpas pelo órgão ambiental do Estado. Algumas delas são quase desertas, oferecendo ambientes perfeitos para quem quer relaxar à beira-mar.

A cidade possui, ainda, lagoas, dunas, rios e ilhas. A Lagoa de Ibiraquera é conhecida por ser um bom local para a pesca do camarão. Nas ilhas é possível passear de escuna e caminhar pelas trilhas ecológicas que levam a praias ou lagoas. Outra importante atração de Imbituba é a baleia-franca. Entre os meses de maio e novembro, a costa da cidade é escolhida pelas baleias, que vêm parir e amamentar seus filhotes. Elas ficam bem próximas à praia e encantam tanto moradores quanto turistas. Imbituba é conhecida nacional e internacionalmente por seu porto, um dos maiores da Região Sul do Brasil. Para receber seus visitantes, a cidade conta com uma ampla e moderna infra-estrutura de hotéis, bares e restaurantes, além do comércio variado. Vale a pena desfrutar de seu clima quente com média anual de 18ºC e 30ºC e refrescar-se com a beleza de suas praias.

Praias

Do Rosa

Conhecida como o paraíso dos surfistas, a Praia do Rosa apresenta características ideais para a prática de surfe, windsurfe e vela. Possui sete quilômetros de areia, águas transparentes e é cercada pelo verde exuberante das montanhas cobertas de cactos e flores. O formato de meia-lua da praia separou naturalmente os cantos norte e sul como as áreas mais próprias para o surfe. No centro está a Lagoa do Meio, com água salgada e tranqüila. Atrás dos morros ficam quatro lagoas também formadas pelo mar.

Praia da Vila

As areias claras dessa praia são marcadas por grandes pedras brancas. Suas águas são tranqüilas e ideais para o banho e a pesca esportiva.

Itapirubá

Localizada entre as cidades de Laguna e Imbituba, a praia de Itapirubá apresenta uma das paisagens mais apreciadas em Santa Catarina. As duas metades da praia são separadas por um morro. O lugar é ideal para a prática de mergulho e da pesca, com águas límpidas e tranqüilas.

Ibiraquera

Considerada por esportistas como a melhor praia para a prática de windsurfe no Brasil, Ibiraquera possui dunas, rios, ilhas e lagoas. Uma das lagoas mais procuradas é a de Ibiraquera, onde se pratica o kitesurfe. Anualmente, no mês de outubro, atletas de vários países se encontram por lá para importantes competições. A lagoa também é conhecida pela pesca de camarão.

Vermelha

A caminhada de 30 minutos necessária para chegar à Praia Vermelha compensa. O ambiente quase deserto e sem barracas ou restaurantes atrai os amantes da natureza, que encontram aqui o lugar perfeito para relaxar.

Da Ribanceira

As águas azuis, transparentes e mornas da Praia da Ribanceira formam o lugar ideal para quem gosta de passar o dia à beira-mar. São 50 metros de belezas naturais.

Do Porto

Outro lugar muito apreciado por surfistas, essa praia forma suas ondas ao lado dos destroços de um navio encalhado há anos. Da areia é possível avistar os navios que chegam ao Porto de Imbituba. No local existe ainda um museu dedicado à preservação das baleias.

Do Luz

A vegetação rasteira e as árvores encontradas nessa praia colorem a areia branca. A tranqüilidade é a marca da Praia do Luz, de onde se avista a Ilha do Batuta. A dica é presenciar o pôr-do-sol em suas areias ou fazer um passeio de caiaque.

Eventos

Festa Nacional do Camarão

Realizada desde 2000, a Festa Nacional do Camarão de Imbituba atrai milhares de turistas no mês de fevereiro. Realizado no Pavilhão de Eventos da cidade, o evento é animado por shows musicais e serve dezenas de pratos à base de camarão.

Semana Nacional da Baleia Franca

Evento realizado no mês de setembro, quando são promovidas palestras sobre a baleia-franca. Durante a semana, os participantes também podem assistir a shows musicais.

Grade de Produtos

Ecoturismo– Caminhada

Esportes – Surfe/ Vela/ Pesca esportiva

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

Imbituba fica no Estado de Santa Catarina e suas distâncias são:

Florianópolis: 104 km

Garopaba: 35 km

Laguna: 41 km

Tubarão: 64 km

Via Marítima: por ser uma cidade portuária, Imbituba é acessível também pelo mar. Suas coordenadas são latitude 28°14'24" e longitude 48°40'13".

Via Rodoviária: Para se chegar em Imbituba pela estrada, a melhor opção é a BR-101.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições