João Pessoa (PB) apresenta inventário da oferta turística

João Pessoa (PB) apresenta inventário da oferta turística

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

João Pessoa (PB), que completou 423 anos no dia 05 de agosto, é o primeiro município brasileiro a realizar o inventário da oferta turística seguindo a metodologia proposta pelo Ministério do Turismo.

Nesta terça-feira, 25/08 serão validadas, em cerimônia no município, as informações coletadas em pesquisas de campo sobre atrativos naturais, serviços, equipamentos e infraestrutura básica e turística, além de outros dados incluídos no Sistema de Inventariação da Oferta Turística (Invtur).

''O Ministério do Turismo estabeleceu uma metodologia única e oficial, que será aplicada na inventariança dos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional. João Pessoa é o primeiro município a incluir todos os formulários no sistema'', diz a coordenadora geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro.

Segundo ela, os inventários servirão como instrumentos-base de informação para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística no país.

A pesquisa identificou, por exemplo, 24 atrativos naturais na capital paraibana, entre praias, falésias, rios e parques naturais. Ao todo, foram preenchidos mais de 3,9 mil formulários no Invtur.

''O inventário também traz a oferta de hotéis e restaurantes, agências de turismo e inclui dados relativos a instituições de ensino, bens culturais e segurança pública. Ou seja, é um mapeamento de equipamentos e serviços que podem influenciar na atividade turística'', detalha a coordenadora da pesquisa, professora Vera Simões, do Instituto Superior de Educação da Paraíba (IESP).

O trabalho de inventariança em João Pessoa envolveu 105 estudantes universitários e seis professores. Os dados deverão ser armazenados e atualizados periodicamente no Invtur, que é um banco com informações detalhadas acerca da oferta turística do município.

Essas informações poderão ser acessadas tanto pelo poder público, em suas diferentes instâncias, quanto pela sociedade civil, de forma sistematizada e hierarquizada e de acordo com os interesses de cada um.

Para saber mais sobre o Inventário da Oferta Turística ou download dos manuais e formulários de pesquisa de campo, acesse: http://www.turismo.gov.br/mtur/opencms/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/07inventariacao_oferta.html .

Informações: inventario@turismo.gov.br .

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições