"Olá, Turista!" chega ao Recife 40PE41

"Olá, Turista!" chega ao Recife 40PE41

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos e outros profissionais do setor turístico de Recife (PE) já podem solicitar vagas, por meio dos sindicatos, cooperativas e associações, para o programa de qualificação em idiomas para o turismo tendo em vista a Copa de 2014, o ''Olá, Turista!''. O programa, uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Roberto Marinho, foi lançado nesta terça-feira (24), no Recife (PE), pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto. O ''Olá, Turista!'' oferecerá, em 2010, cursos online gratuitos de inglês e espanhol para 80 mil profissionais ligados ao setor do Turismo do Recife, de São Paulo, Fortaleza, Manaus, do Rio de Janeiro e de Salvador.

''Estamos todos jogando em um time que caminha na mesma direção. Todo o país está voltado para o mesmo desafio: a Copa de 2014. Essa será uma oportunidade para que os trabalhadores cresçam na sua profissão'', disse o ministro Barretto, na ocasião. Durante o lançamento, o ministro fez ainda um apelo aos empresários locais para a mobilização dos trabalhadores e indicação das demandas, já que o setor privado está na ponta da cadeia turística.

Já o secretário estadual de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho, propôs um desafio para todas as autoridades e empresários do setor se engajarem no projeto. ''Precisamos da participação do trade para mobilizarmos os profissionais e qualificar nossa mão-de-obra para receber bem o turista que nos visitará em 2014''. Segundo o secretário, a previsão é que até a copa haja um aumento de 25% no fluxo de turistas que visitam o estado de Pernambuco.

Para o gerente geral de tele educação da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri, ''esse é um projeto especial, com uma coreografia inédita: promover melhoria no atendimento e gerar emprego e renda para os profissionais do setor. Essas melhorias se estenderão muito além da copa de 2014. É como uma ciranda onde todos dão as mãos e o sucesso depende dos mestres do setor turístico''. A participação das associações é vital para o sucesso do programa?.

As associações, sindicatos e cooperativas de profissionais do setor das seis cidades-sede da Copa de 2014 contempladas pelo programa podem solicitar vagas para 2010, até o dia 31 de dezembro, por meio do endereço www.olaturista.org.br . As entidades são responsáveis pela distribuição das vagas entre os associados. Hoje, o programa conta com 388 entidades inscritas e mais de 70 mil vagas solicitadas.

O curso é composto pelos módulos básico, profissional e regional. Os alunos que cumprirem os módulos obrigatórios - que poderão ser concluídos no período de um ano -, receberão certificado.

''O Olá, Turista!'' prevê também parceria com telecentros locais para facilitar aos participantes o acesso à internet. No site do programa, esses parceiros estarão mapeados como colaboradores. Nos telecentros parceiros, chamados Salas de Conexão, os alunos que desejarem terão ainda suporte técnico de monitores para acessar a escola virtual.

''Esse é  um projeto inédito que propõe a divisão de responsabilidades entre governo federal, estadual, municipal e o trade, para que esses profissionais possam se qualificar e receber cada vez melhor o turista que visita o Recife'', disse Samuel de Oliveira, secretário municipal de turismo do Recife.

Fone: Ministério do Turismo

Via: Guia-me

Postado por João Neto

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições