OMT projeta que turismo mundial crescerá entre 5,5% e 6% em 2010

OMT projeta que turismo mundial crescerá entre 5,5% e 6% em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

A OMT (Organização Mundial de Turismo) projeta que o turismo global crescerá entre 5,5% e 6% neste ano, embora possa cair entre 1% e 2% em 2011, anunciou nesta sexta-feira o secretário-geral do organismo, Taleb Rifai.

"Espera-se que o turismo em nível mundial cresça entre 5,5% e 6% ao final de 2010, ou seja, estará acima de 2009, embora com números inferiores aos de 2008, o que representa que ainda falta um caminho por percorrer para a recuperação", precisou Rifai.

O líder da OMT reconheceu, em entrevista coletiva na Cidade do México, que de acordo com a previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia, espera-se que em 2011 o turismo "caia entre 1% e 2%".

Rifai concluiu nesta sexta-feira uma visita de trabalho ao México, na qual liderou o VII Fórum de Turismo em Puerto Vallarta, que contou com a participação de ministros e parlamentares de 27 nações, assim como diretores da indústria turística mundial.

O líder da OMT também disse que, embora existam sintomas de melhora na indústria a nível mundial, "a plena recuperação só acontecerá quando existir uma verdadeira geração de empregos, o que não ocorrerá até 2015".

Segundo o relatório publicado nesta sexta-feira pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o turismo será responsável por 9% do Produto Interno Bruto mundial e fornecerá mais de 235 milhões de empregos em 2010 em todo o mundo, o equivalente a 8% do emprego global.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições