Representantes do MTur debatem Turismo e Acessibilidade

Representantes do MTur debatem Turismo e Acessibilidade

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Representantes do MTur participam na próxima sexta-feira, em Goiânia (GO), do seminário "Turismo e as Pessoas com Deficiência". O evento faz parte da programação do Reacess 2009, um espaço de debates sobre inclusão social que tem apoio do MTur. Entre os dias 20 e 22 de novembro, no Centro de Convenções de Goiânia, os visitantes poderão conhecer produtos, projetos e tecnologias destinadas a pessoas com deficiência e idosos.

Durante o seminário, serão apresentados programas e ações do ministério criados para esse público. Entre eles, o programa VMMI (Viaja Mais Melhor Idade) que, entre os meses de março e outubro de 2009, comercializou 140 mil pacotes, gerando uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 126 milhões. Atualmente, mais de duas mil agências de viagem de todo o país estão cadastradas no programa. A apresentação do VMMI será feita pela coordenadora geral de Eventos e Apoio à Comercialização do MTur, Jurema Monteiro.

Além do seminário, o VMMI também terá um estande, onde atendimento ao público e material de divulgação serão oferecidos.

Acessibilidade

A experiência de Socorro (SP), município contemplado pelo projeto Destinos Referência, do MTur, também será apresentada no seminário. Por meio do projeto Socorro Acessível, a Estância Hidromineral está sendo estruturada para se tornar referência no segmento Aventura Especial. De 2006 a 2008, o MTur já destinou R$ 1,73 milhão para obras de infraestrutura turística, cursos de qualificação profissional, adaptações em passeios, dentre outros.

Durante o Reacess 2009, o MTur distribuirá gratuitamente exemplares do Manual de Orientações de Turismo e Acessibilidade, que reúne normas e informações sobre a adequação de equipamentos turísticos para pessoas com deficiência. De acordo com o coordenador de Segmentação do MTur, Wilken Souto, o objetivo da ação é sensibilizar os prestadores de serviços turísticos a se adaptarem para receber pessoas com deficiência.

Segundo ele, a escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 foram algumas das razões que motivaram a iniciativa. "São eventos muito importantes e o Brasil deverá estar preparado para receber todos os turistas, sem distinção", explica.

Reacess 2009

A organização do Reacess 2009 espera receber seis mil visitantes. Na sexta-feira, o evento estará aberto ao público das 14h às 21h, e no final de semana das 10h às 18h. A visitação é gratuita. Confira aqui a programação completa. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: (62) 3251-1818 / (11) 5585-4355.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições