Cientista cristão diz que evangeliza colegas na NASA: “Eu conto o que Deus fez por mim”

Johnny Berry chegou a se preparar para o ministério integral, mas sentiu o chamado para trabalhar com a ciência.

Fonte: Guiame, com informações da AG NewsAtualizado: terça-feira, 22 de junho de 2021 às 17:22
Johnny Berry (meio) conversa com a astronauta norte-americana Peggy A. Whitson (esquerda) e o coronel Jack D. Fischer. (Foto: AG News)
Johnny Berry (meio) conversa com a astronauta norte-americana Peggy A. Whitson (esquerda) e o coronel Jack D. Fischer. (Foto: AG News)

Quando Johnny Berry se formou na Universidade Southeastern, afiliada à Igreja Assembleia de Deus dos EUA, nunca imaginou o que o aguardava para o futuro. Ele passou a trabalhar com experimentos científicos na NASA e se tornar uma influência cristã entre seus colegas.

“Só estou aqui porque foi para onde Deus me conduziu”, diz Johnny, 37 anos, em entrevista à AG News. “Eu faço e vejo coisas que nunca pensei que seria capaz de fazer e ver”.

Johnny trabalha no Centro de Voos Espaciais da NASA em Huntsville, no Alabama, onde todos os experimentos científicos são realizados. Seu trabalho como especialista em Integração de Operações de Payload é coordenar o que acontece no Sistema de Produção Vegetal, onde os astronautas cultivam pequenas folhas para alimentação.

“Ajuda a reduzir muito o peso e é saudável para os astronautas, porque a maioria das coisas em suas dietas são MREs (refeições prontas para comer)”, explica Johnny. “Conseguir vegetais frescos é muito importante para eles.”

Johnny desejava ingressar no ministério quando entrou para a Universidade Southeastern, mas no meio do caminho entendeu que seu chamado era diferente. “Achei que Deus havia me chamado para o ministério em tempo integral, e eu estava empenhado nisso”, lembra.

Guiado pelo Espírito de Deus

O relacionamento de Johnny com Deus reflete no que ele faz. Certa vez, ele escreveu procedimentos detalhados durante 32 horas de trabalho para um membro da tripulação. A tarefa de manutenção, que envolvia a troca de peças, apresentava uma baixa probabilidade de dar certo, mas, “Deus sussurrou em meu espírito: ‘Isso vai funcionar’”, conta.

Na verdade, funcionou além das expectativas e a equipe da NASA iniciou o projeto de troca das peças da estação. Além do bom desempenho no trabalho, Johnny se depara com muitas oportunidades de mostrar o amor de Deus.

“Minha fé é parte integrante do que faço todos os dias”, diz Johnny. “Tudo o que faço e tenho é porque é aqui que Deus quer minha influência. Posso ter ótimas conversas com algumas pessoas sobre Deus e ouvir seus pensamentos e ideias. Eu conto a eles sobre minha experiência, sobre o que Deus fez por mim.”

Seu pastor, Daniel Chaplik — uma de suas maiores influências durante a adolescência — é testemunha de sua dedicação a Deus e ao trabalho.

“Observá-lo crescer e se desenvolver no homem que se tornou hoje é muito gratificante. Johnny estava faminto por conhecimento e auto aperfeiçoamento e desejava fazer a diferença em sua vida. Ainda vejo essas qualidades nele hoje”, afirma.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições