Igreja evangélica é incendiada em novo protesto no Chile

O templo foi incendiado na região de Araucanía, no sul do Chile, durante protestos violentos no sul do país.

Fonte: Guiame, com informações da Associated PressAtualizado: segunda-feira, 16 de novembro de 2020 às 18:21
Igreja evangélica foi queimada por manifestantes no Chile. (Foto: Polícia de Investigações do Chile)
Igreja evangélica foi queimada por manifestantes no Chile. (Foto: Polícia de Investigações do Chile)

Uma igreja evangélica foi incendiada na noite da última sexta-feira (13) na região de Araucanía, no sul do Chile, durante protestos violentos no sul do país. Além do templo, pelo menos quatro caminhões foram queimados.

“Uma série de atos violentos afetou a região de Araucanía e particularmente a província de Malleco, que incluiu a queima de máquinas agrícolas e o incêndio a uma igreja evangélica”, disse Juan Carlos Beltrán, governador de Malleco, uma província localizada a mais de 600 quilômetros de Santiago.

Os incêndios acontecerem na véspera da data da morte de Camilo Catrillanca, um mapuche que foi morto a tiros pela polícia chilena em 2018. No sábado (14), manifestantes bloquearam uma rodovia carregando cartazes com a bandeira Mapuche, um povo de origem indígena luta pela recuperação de seu território ancestral.

Durante décadas, a região de La Araucanía tem sido palco de ataques violentos, incluindo incêndios em caminhões florestais e máquinas agrícolas. Muitos deles são reivindicados por grupos radicais da etnia Mapuche.

Em março de 2016, radicais mapuches promoveram uma série de ataques incendiários contra igrejas católicas e evangélicas em La Araucanía.

Os mapuches representam 10% dos 19 milhões de chilenos, sendo que metade deles vive em comunidades rurais pobres de La Araucanía. A maioria das comunidades mapuches são pacíficas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições