Escravas sexuais do Estado Islâmico seriam vendidas por cerca de 10 dólares, segundo relato

Identificada como Sevi (nome fictício), uma mulher de 49 anos conseguiu fugir de um dos cativeiros do Estado Islâmico e compartilhou sobre os meses de sofrimento que passou junto a seus, filhos, sendo vendidos para diversas famílias islâmicas.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: quinta-feira, 9 de junho de 2016 às 15:44
O Estado Islâmico tem invadido cidades e obrigado minorias étnicas e religiosas a fugirem de suas terras / casas. (Foto: Reuters)
O Estado Islâmico tem invadido cidades e obrigado minorias étnicas e religiosas a fugirem de suas terras / casas. (Foto: Reuters)

Uma escrava sexual do Estado Islâmico que conseguiu fugir do grupo terrorista revelou os detalhes horripilantes de como ela e seus filhos foram terrivelmente abusados e torturados por militantes jihadistas.

Uma mãe Yazidi de 49 anos de idade, que foi capturada pelo Estado Islâmico (também conhecido como ISIS ou ISIL) quando a organização conquistou sua aldeia natal no norte do Iraque em agosto de 2014, prestou um depoimento sobre os meses de sofrimento no cativeiro em uma entrevista com agência curda de notícias, 'Bas News'.

A mãe, que é conhecida apenas como Sevi, explicou que ela e seus filhos foram capturados pelo Estado Islâmico no dia 3 de agosto de 2014, depois que terroristas do grupo invadiram o composto Telbenat.

Segundo ela, depois que os militantes tomaram o controle da área, passaram a separar as mulheres e crianças dos homens yazidis, que foram todos provavelmente executados pelos militantes.

"Mais tarde, eles separaram as mulheres e as crianças e os levaram ao centro, enquanto os homens foram mantidos do lado de fora. Ninguém sabe o que aconteceu com os homens depois daquele dia", disse Sevi. "Nós fomos mais tarde levadas para Sinjar, onde os terroristas tinham colocado juntas, milhares de mulheres, jovens e crianças yazidis".

Depois de serem levadas para Sinjar, as mulheres foram colocadas em um caminhão, por volta de meia-noite e levadas para a cidade de Tal Afar, que está localizado a oeste da fortaleza iraquiana do grupo de Mosul.

Depois de chegar a Tal Afar, as mulheres foram trancadas em um hospital local por três dias antes de serem finalmente levadas para a prisão de Badoush, onde ficaramm detidas por um mês e meio.

Sevi disse que as mulheres e meninas foram muito mal alimentadas durante a sua estadia na prisão.

Embora os militantes tenham fornecido duas refeições por dia, Sevi acrescentou que as refeições consistiam apenas em pequenos pedaços de pão. Se as prisioneiras tivessem sorte, os militantes, às vezes, colocavam queijo nos pães.

Foi na prisão que as meninas mais jovens foram separadas de suas mães.

"Eles tentaram me separar da minha filha de 11 anos de idade, mas eu resisti, dizendo que ela estava doente", Sevi explicou.

Depois de passar cerca de 40 dias detida na prisão, Sevi disse que ela e seus filhos foram levados para reduto sírio do grupo de Raqqa.

Em Raqqa, Sevi disse que ela e outros cativos yazidis perguntaram aos residentes locais por que elas estavam sendo abusadas e presas. Sevi disse ela foi informada por um residente que os "Yazidis são 'incrédulos' e deve se converter ao islamismo".

Menina Yazidi espera do lado de fora de sua tenda, em um campo de refugiados, na Síria. (Foto: Reuters)


Vendidas

Foi em Raqqa que Sevi e outras mulheres yazidis tornaram-se 'propriedade' de militantes do Estado Islâmico, que distribuíram as mulheres e meninas entre si e as forçaram a se 'casarem' sob as leis islâmicas. Sevi acrescentou que os militantes iriam comprar e vender mulheres e meninas yazidis como escravas sexuais por cerca de 10 dólares, cada.

Sevi lembra que foi vendida a um militante da Tunísia, chamado Abu Saif. Ela disse que o homem a tratava - bem como seus filhos - como se fossem gado. Após permanecer por dois meses como 'propriedade' do terrorista, Sevi lembra como ela e seus filhos eram frequentemente torturados.

"[Abu Saif] tratava a mim e aos meus filhos como gado e nos manteve presos por quase dois meses", explicou ela. "Durante a nossa estadia com Abu Saif e sua família original, ele, sua primeira esposa e sua sogra nos torturavam por inúmeras vezes, tanto física, como psicologicamente".

Além de serem torturados, Sevi disse que ela e seus filhos foram severamente desnutridos pelo militante, do qual tinha se escondar para chegar à cozinha cozinha todas as noites, tentando alimentar seus filhos adequadamente.

Depois de dois meses sob o controle de Abu Saif, Sevi e seus filhos foram vendidos para outro jihadista tunisiano, que os torturados ainda mais implacável do que Abu Saif e sua família tiveram.

Sevi disse que este outro militante - que ela não informou o nome - iria amarrá-la, bem como os seus filhos, do lado de fora e deixá-los expostos ao sol e ao calor extremamente intenso. De acordo com Sevi, o militante iria bater nela e seus filhos, sem motivo, enquanto eles estavam presos no sol quente.

Sevi e seus filhos acabaram sendo vendidos pela terceira vez para um militante chamado Mohamad, de Aleppo.

"[Ele] me pressionou para enviar o meu filho muito jovem para lutar pelo grupo terrorista, dizendo que 'estes jovens são os leões do Califado", ela recordou.


Fuga

Sevi foi vendida muitas vezes, antes que ela finalmente aproveitasse uma oportunidade para escapar do Estado Islâmico. Ela aproveitou a oportunidade e arriscou sua vida para fugir para o Curdistão.

Na entrevista, Sevi chamado à comunidade internacional para ajudar a salvar as mulheres yazidis atualmente a viver em condições "inimagináveis", enquanto elas estão sendo sistematicamente violentadas, torturadas e humilhadas por combatentes do Estado Islâmico.

O Estado Islâmico tem espalhado cada vez mais o terror no Oriente Médio, matando mulheres e meninas - yazidis e cristãs - que se recusam a ser suas escravas sexuais. Na última terça-feira, foi relatado que o grupo terrorista queimou vivas, 19 meninas yazidis dentro de uma gaiola de ferro, depois que elas se recusaram a ter relações sexuais com militantes do EI.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições