Holanda anuncia que ira se unir à coalizão no combate ao Estado Islâmico

O novo posicionamento da Holanda ocorre depois que a França e os Estados Unidos pediram ao governo para aderir a campanha contra o terrorismo.

Fonte: Guiame, com informações da AFPAtualizado: sexta-feira, 29 de janeiro de 2016 às 22:15
Reprodução
Reprodução

O governo da Holanda anunciou nesta sexta-feira, 29, a decisão de se juntar à coalizão liderada pelos Estados Unidos em relação aos ataques aéreos contra o Estado Islâmico na Síria. Há meses, os holandeses realizam ataques aéreos no Iraque usando quatro jatos F-16. Mesmo assim, o Estado havia se recusado a estender sua missão para a Síria.

Jeanine Hennis-Plasschaert, ministra de Defesa do país, disse que a decisão significa que a coalizão vai "fazer mais progressos" contra o Estado Islâmico. De acordo com informações, o gabinete do governo ainda deve detalhar a decisão no Parlamento nos próximos dias. A maioria dos legisladores holandeses apoia os ataques aéreos na Síria.

O novo posicionamento da Holanda ocorre depois que a França e os Estados Unidos pediram ao governo para aderir a campanha contra o terrorismo.

Mortes em grande escala

O ministro francês da Defesa, Jean-Yves Drian, afirmou que aproximadamente 22 mil jihadistas morreram em operações militares da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria. A aliança política tem ido de encontro com o grupo terrorista há cerca de um ano e meio. Jean-Yves divulgou a informação nesta quinta-feira, 21.

"Há uma cifra que a coalizão dá. São 22 mil mortos desde o início das operações no Iraque e na Síria durante o inverno boreal de 2014” disse Jean-Yves Drian à emissora de TV France 24. Ele admitiu que a cifra é, sem dúvida, "um pouco aproximada".

Ainda de acordo com Le Drian, o Estado Islâmico ainda conta com 35 mil combatentes. Além disso, pelo menos 12 mil deles são de nacionalidades estrangeiras (nem sírios, nem iraquianos).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições