MENU

Geral

Mais brasileiros estão estudando em Portugal

Atualmente, 28 universidades e institutos portugueses aceitam a nota do Enem.

Fonte: GuiameAtualizado: segunda-feira, 5 de março de 2018 19:56
Alunos de preto com suas capas características chamam atenção pelas ruas de Coimbra. (Foto: Reprodução)
Alunos de preto com suas capas características chamam atenção pelas ruas de Coimbra. (Foto: Reprodução)

Portugal vem atraindo cada vez mais brasileiros que pretendem estudar no exterior. Um dos grandes motivos é que, desde 2014, Portugal e Brasil vêm firmando uma série de convênios para que a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seja considerada para ingresso em instituições de ensino superior portuguesas.

Atualmente, 28 universidades e institutos portugueses aceitam a nota do Enem. O país já abriga mais de 30 mil estudantes estrangeiros, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE).

Francine Rodrigues Maia, 23 anos, é uma das jovens que optaram por iniciar uma nova vida em Portugal e estudar Línguas, Literaturas e Culturas na Universidade de Lisboa.

“Para mim, as vantagens [de estudar em Portugal], além de a universidade oferecer muitos programas que auxiliam os estudantes, tanto o Erasmus quanto outras bolsas, são as muitas oportunidades de emprego e a facilidade para conhecer pessoas. Tenho muito contato com outras culturas e pessoas, aprendo muita coisa, aprendo sobre línguas. A desvantagem é que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) demora um pouco para entregar os documentos e isso atrapalha. E é um pouco difícil alugar apartamento sendo brasileiro, porque eles preferem alugar para os portugueses”, explicou Francine ao UOL.  

Para a estudante, outras vantagens são a segurança e a oportunidade de seguir carreira no exterior. “Meu curso demora três anos. Eu quero seguir carreira por aqui ou prestar o Erasmus e migrar, para poder passar um semestre em outra universidade”.

Siga-nos

Mais do Guiame