O que realmente significa “não nos deixes cair em tentação”?

Série Reflexões Bíblicas.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: segunda-feira, 7 de abril de 2025 às 18:06
(Foto: Pexels/Tima Miroshnichenko)
(Foto: Pexels/Tima Miroshnichenko)

“E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém”. (Mateus 6.13)

É comum pensar em tentação como um pecado terrível ou como uma força muito forte que nos leva a “errar o alvo”. A palavra “tentação” dentro desse contexto está apontando para um perigo ou algo que nos fará mal.

Mas o que é tentação?

O sinônimo mais imediato é “tentar”, de tentativa, colocar à prova ou fazer um teste. De onde vem uma tentação? Quem é o tentador, ou seja, quem é aquele que “tenta” nos desviar do caminho certo?

Normalmente, pensamos no “inimigo das nossas almas”, mas nunca nos colocamos a nós mesmos como o perigo que pode nos causar muito mal.

A tentação ou o ato de “tentar fazer algo que não deveríamos” é constante em nossas vidas. Por isso, o pedido na oração não é que Deus nos livre desse sentimento, mas que nos livre de cair nele, nos salvando, assim, do mal que ele poderia nos causar.

Qual a sua tentação?

A palavra “tentação” também pode ser entendida como “provação”. Ser provado não é nada fácil, por isso Jesus nos ensina a pedir a Deus que não haja uma queda durante esse período de provas. Veja como Davi orou:

“Não permitas que o meu coração se volte para o mal, nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes!”. (Salmos 141.4)

Outro ponto importante sobre a tentação é que nem sempre aponta para uma ação, mas pode ser também uma desistência ou simplesmente uma fraqueza humana. Veja o que Jesus disse aos discípulos quando estavam a caminho do Getsêmani para orar:

“Como de costume, Jesus foi para o monte das Oliveiras, e os seus discípulos o seguiram. Chegando ao lugar, ele lhes disse: Orem para que vocês não caiam em tentação”. (Lucas 22.39-40)

Tentação de quê? De dormir durante a oração intercessória por Jesus e, assim, abandonar a luta espiritual. Sobre isso, Jesus ainda disse: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41)

Armadilhas e desejos descontrolados

A ambição afasta as pessoas de Deus e tem a ver com idolatria, que tem sua raiz no orgulho. Pessoas orgulhosas pensam muito em si mesmas e o próximo passo é se tornarem ambiciosas, arrogantes e escravas da cobiça.

A cobiça é um amor excessivo pelo dinheiro ou bens materiais. Isso desvia as pessoas da simplicidade e da humildade alcançadas através da fé.

Não é a fé que afasta a riqueza e a prosperidade da vida de alguém, é o amor ao dinheiro ou a ambição de ficar rico que afasta as pessoas da fé.

Muitas vezes, as pessoas ambiciosas sequer têm riquezas. É comum ver pessoas miseráveis sendo orgulhosas, não por terem muito dinheiro, mas por amarem tanto o dinheiro e desejá-lo. Elas vivem a ideia de serem ricas e superiores aos outros, mesmo não sendo. Veja o que a Bíblia diz sobre isso:

“Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição”. (1 Timóteo 6.9)

A tentação está em todas as áreas de nossas vidas, não só no aspecto da sedução, mas também da luxúria. Todos os dias, somos tentados a agir de forma carnal, abandonando a nossa pureza espiritual. Mas Jesus, que entende as nossas fraquezas, nos dá a força necessária para vencer todas essas tentações e desejos descontrolados.

“Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado”. (Hebreus 4.14-15)

Resumindo, através da nossa fé e das orações, não cairemos diante das tentações, ou seja, não vamos fraquejar, e assim, estaremos livres do mal. Não caia na tentação dos pecados, mas também não caia na tentação de desistir dos sonhos de Deus para sua vida por causa das dificuldades enfrentadas durante essa jornada. Mantenha-se firme, constante e confiante!

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar”. (1 Coríntios 10.13)

Amém?

 

E essa foi a reflexão de hoje. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.


Leia o artigo anterior: Leia o artigo anterior: Profecia progressiva: Miqueias fez um alerta à nação brasileira?

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições