Rute nos ensina a fazer a escolha certa

Série Reflexões.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: quinta-feira, 15 de agosto de 2024 às 18:51
(Ilustração: Seaart)
(Ilustração: Seaart)

No livro de Rute, vemos a história de uma mulher viúva que cultivou uma amizade tão linda com a sogra que serve de exemplo até os dias de hoje. Noemi estava sozinha, pois havia perdido o marido e os dois únicos filhos.

Amargurada com a situação de sua vida, ela decide mandar suas duas noras de volta, mas uma delas, Rute, tomou uma decisão que mudaria para sempre o rumo de suas vidas, e para bem melhor. Veja o que ela respondeu à sogra:

“Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!”. (Rute 1.16)

Você escolheu ficar com Deus?

Ao escolher permanecer com Noemi, Rute também escolheu ficar com Deus. A Bíblia relata que a moabita enfrentou um tempo de fome e depois da morte do marido ficou ainda mais desamparada.

Ela foi para Israel com Noemi sem perspectiva de futuro, aceitou colher os restos das espigas no campo de Boaz e acabou se casando com ele. Foi então que seus dias difíceis foram transformados em dias felizes.

De viúva desamparada, triste e sem futuro, Rute passou a fazer parte da família de Jesus, literalmente. Ela e Boaz tiveram um filho chamado Obede, que gerou Jessé, que foi o pai do rei Davi. E esse foi o resultado da escolha de Rute.

Confie nos planos de Deus

Rute preferiu permanecer na família de seu marido, mesmo na ausência dele, honrando o voto do casamento. Ela não conseguiu abandonar Noemi e não a deixou partir sozinha.

Certamente, a moabita não tinha nenhum interesse nisso, já que sua sogra não tinha nada a oferecer. Não havia segurança em nenhum sentido, não havia recursos e nem esperança de dias melhores.

Rute foi fiel, humilde e corajosa. Ela pensou em sua sogra e aceitou seguir a Deus. Noemi, apesar de sua dor, pensou em Rute, oferecendo a ela que retornasse a seu país e ao seu povo.

Uma pensou na outra e Deus pensou nas duas! O livro termina com palavras de felicidade. As mulheres disseram a Noemi:

“Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel. O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos!”.

Boaz foi o remidor de Rute. Simbolicamente, a história aponta para o nosso remidor: Jesus Cristo! Existe alguma “Noemi” em sua vida? Alguém que está precisando da sua ajuda durante os momentos difíceis? Faça a escolha certa!

E essa foi a reflexão de hoje. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

 

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: 2 Samuel em 1 minuto

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições