Jesus nos dá vida, e vida em abundância

Aqui, compartilho algumas dicas sobre como podemos viver melhor, usufruindo a vida que Jesus nos deu.

Fonte: Guiame, Darci LourençãoAtualizado: sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025 às 18:04
(Foto: Unsplash/Raspopova Marina)
(Foto: Unsplash/Raspopova Marina)

Uma das palavras mais revigorantes para mim foi oferecida por Jesus e diz respeito a uma vida plena e abundante àqueles que o seguem. Em João 10:10b, Ele declara: "Eu vim para que tenham vida e vida em abundância”.

Jesus estava dizendo: “Não basta viver, é preciso viver bem e isso só acontece quando eu faço parte dessa vida.”

A vida em abundância mencionada por Jesus diz respeito a uma vida espiritual rica, caracterizada por paz, alegria e comunhão com Deus, e não necessariamente a riquezas materiais. Embora estas não sejam pecado ou proibidas, não são o foco principal.

Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas dicas sobre como podemos viver melhor, usufruindo a vida que Jesus nos deu.

1. Pense antes de agir – Controle seus impulsos e emoções

Os erros mais comuns que cometemos, é quando não refletimos sobre nossas ações, quando tomamos decisões com a cabeça quente, sem ponderar nas consequências.

Como cristãos, não podemos ter atitudes que pessoas que não conhecem a Jesus têm. É fundamental refletirmos antes de tomar decisões, evitando agir impulsivamente.

Provérbios 14:29 nos ensina: "Quem é paciente tem grande entendimento, mas quem é precipitado exalta a loucura." Além disso, Tiago 1:19-20 aconselha: "Meus amados irmãos, tenham isto em mente: sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça que Deus deseja."

Quando controlamos nossas ações, reagimos e e agimos com sabedoria.

2. Use a racionalidade para praticar o autocontrole

A racionalidade é a capacidade que Deus nos deu de pensar, refletir e tomar decisões de forma lógica e fundamentada. Assim, a racionalidade é essencial para o nosso autocontrole.

Gálatas 5:22-23 lista o fruto do Espírito, incluindo o autocontrole ou domínio próprio: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, para a paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio." Além disso, 1 Coríntios 9:25-27 compara a disciplina cristã a um atleta que treina rigorosamente: "Todos os atletas treinam com disciplina, mas eles o fazem para obter uma coroa que logo se perde; nós, porém, para uma coroa que dura para sempre."

Agir racionalmente nos distingue das bestas feras e nos permite exercer disciplina e autocontrole em nossa caminhada cristã.

3. Cuide da linguagem verbal e corporal – Comunique-se com sabedoria

A maneira como nos comunicamos reflete nosso caráter. É fundamental não termos receio de expressar o que pensamos, mas é igualmente importante considerarmos a forma como o fazemos.

Efésios 4:29 orienta: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que a ouvem." Além disso, Provérbios 15:1 afirma: "A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira."

Sem uma comunicação cuidadosa e edificante, podemos quebrar vínculos fundamentais em nossa vida, prejudicando relacionamentos e a confiança entre nós e aqueles ao nosso redor.

4. Seja como criança na sua forma de crer – Confie plenamente em Deus

Você está certo de que o Pai está cuidando de você? Se sua resposta é sim, então você é um filho confiante. Jesus nos ensina a ter fé simples e despreocupada, como a de uma criança. Em Mateus 18:3, Ele declara: "Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus." Além disso, em Mateus 6:25-26, Jesus nos lembra da providência divina: "Portanto, eu vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?"

Quando Jesus disse que poderíamos ter uma vida abundante, Ele estava nos encorajando a confiar plenamente em Deus, a não tomar atitudes impensadas e a nos comunicarmos de forma inteligente.

Se aplicarmos os princípios bíblicos em nossa vida diária, podemos viver de maneira mais equilibrada, sábia e confiante nas promessas de Deus.

O Pai ama você!

 

Darci Lourenção (pra_darci_lourencao) é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Tudo o que tenho foi Deus que me deu

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições