A maravilhosa graça de Deus

A graça de Deus é maravilhosa porque se manifesta vivificadora; ela se manifesta salvadora a todos os homens.

Fonte: Guiame, Darci LourençãoAtualizado: sexta-feira, 25 de outubro de 2024 às 14:21
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

A graça de Deus é um tema central na teologia cristã, exaltando não apenas Sua bondade, mas também Sua capacidade transformadora por Sua misericórdia.

A graça de Deus é maravilhosa porque se manifesta vivificadora. Ela se manifesta salvadora a todos os homens. Ela se manifesta regeneradora.

A Bíblia afirma em Efésios 2:8-9 que "pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."

O apóstolo Paulo, ao escrever este versículo, nos leva a compreender que a salvação é um “dom”, ou seja, um presente imerecido, acessível a todos os homens, independentemente de seu passado. A graça é, portanto, um convite que Jesus nos faz à transformação e à mudança de vida; um caminho que se estende a todos, sem exceção.

Quando entendemos e tomamos posse deste presente, que vem com nosso nome e que foi dado pelo Pai, que nos conhece, passamos a usufruir de um presente mais leve e um futuro mais feliz, pois sabemos que nenhuma condenação nos espera.

O pastor e escritor John Stott, em seu livro sobre o Sermão da Montana, escreve:

"Jesus dedica mais palavras ao tema da preocupação do que a qualquer outra questão em Mateus 6. Ele já defendeu seu ponto de vista de que a preocupação é inconsistente com a fé que confia no cuidado do Pai; agora deseja que percebamos que a preocupação é uma perda – uma perda de tempo, de pensamento e de energia. Nós realmente precisamos viver um dia de cada vez. Devemos planejar o futuro, sem dúvida, mas não nos preocupar com o futuro. O mal de cada dia basta a cada dia. Então, por que nos concentramos tanto no dia sobre o qual nada podemos fazer?

Jesus menciona dois dias: hoje e amanhã. Toda preocupação tem a ver com o amanhã, quer nos preocupemos com comida, roupas, um novo emprego ou qualquer outra coisa, mas toda preocupação é vivenciada hoje! A preocupação concentra nosso medo no futuro e, ao mesmo tempo, nos priva da alegria do presente.”

A graça de Deus não é meramente um conceito teológico, mas uma realidade prática que nos ressuscita espiritualmente e emocionalmente, oferecendo-nos nova vida.

Embora esse presente do Pai nos chegue de forma gratuita, ele custou um preço, que foi a obra redentora de Jesus na cruz, onde Ele derramou seu precioso sangue por nós! Portanto, o que devíamos já está pago!

Em Tito 2:11-12, lemos: "A graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente século de forma sensata, justa e piedosa."

Viver sob a influência da graça não é apenas uma escolha; é uma necessidade espiritual. O pastor Dietrich Bonhoeffer uma vez disse: "A graça é o que nos permite viver sem medo." Essa liberdade nos capacita a enfrentar os desafios da vida com coragem e esperança. Aceitar a graça de Deus todos os dias é uma prática que nos mantém firmes em nossa fé, ajudando-nos a resistir às tentações e a permanecer fiéis em meio às dificuldades da vida.

O Pai ama você!

 

Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O que você sente é importante, mas o que você pensa é fundamental

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições