Certa vez ouvi uma história bem simples, porém ensinadora demais para quem está a fim de aprender. Diz assim: “Desesperado com seus problemas, um homem foi ao sábio da vila e pediu sua opinião e conselho. Com apenas três palavras o sábio respondeu: Calma! Vai passar! Passado um tempo, realmente tudo passou. O homem voltou ao sábio e eufórico lhe contou sobre as alegrias dos novos tempos. Com apenas três palavras, o sábio orientou: Calma! Vai passar!”
E assim é. De fase em fase os capítulos da nossa história vão passando. No entanto, traídos por nossas emoções, entra fase sai fase, a gente não aprende, colocamos tudo a perder no rolo compressor das nossas ansiedades, precipitações, expectativas, apreensões. É quando metemos os pés pelas mãos, falamos sem pensar, agimos sem ponderar.
Neste ponto o mal se estabelece. Palavras impensadas, reações mal calculadas, expressões raivosas, tudo isso mistura-se produzindo animosidade, causando feridas e machucados na alma. Dores que podem durar até décadas.
Equilíbrio, reflexão demorada e domínio próprio são fundamentais para suportar as pressões massacrantes dos tempos de crise, assim como para usufruir com inteligência os tempos de paz e prosperidade.
Provérbios 25:28, na tradução da Bíblia Viva, afirma categoricamente: “Um homem que não sabe controlar suas emoções e vontades fica tão incapaz de se defender como um país que não tem exército.” Forte, não? Imagine a vulnerabilidade de um país sem exército. Simplesmente zero de defesa, presa facílima para qualquer inimigo.
Em outras palavras, nossas emoções podem se transformar em nosso principal e mais forte inimigo. Facilitando, e muito, o trabalho de destruição do inimigo das nossas almas. Afinal, emoções descontroladas deixam nosso coração desguarnecido, alvo fácil para o inferno.
Suporte, lute, espere, controle a língua. O sábio da vila tem razão: “Calma! Vai passar!” Confie nas mãos do Eterno sua vida e sua história, Ele sabe a hora, o dia e o jeito para fazer passar cada lição durante as fases que constroem sua vida.
Paz!
- Edmilson Mendes
e-mail: mendeslongo@uol.com.br
blog: calicedevida.com.br
twitter: @Edmilson_Regina