Essa foi a grande pergunta que inquietou um dos maiores missiólogos do século XX, Donald McGavran. Ele pesquisou sobre esse assunto ao redor do mundo. Tornou-se tão obcecado pelo assunto que criou um instituto de crescimento de igreja.
Mais tarde, porém, esse instituto passou a adotar meios pragmáticos, forâneos às Escrituras, para levar a igreja ao crescimento. A igreja é um organismo vivo e, portanto, deve crescer naturalmente. Obviamente, a pergunta certa é: "o que está impedindo a igreja de crescer?" em vez de perguntarmos: "o que devo fazer para a igreja crescer?".
A Bíblia diz que nós não podemos fazer a igreja crescer de forma saudável. Esse é um trabalho exclusivo de Deus. É Deus quem dá o crescimento. É Deus quem acrescenta dia a dia os que vão sendo salvos.
É claro que precisamos plantar e regar. Precisamos pregar, pois a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Cristo. Hoje, porém, muitas igrejas estão debandando das Escrituras e buscando um crescimento a qualquer preço.
Deus não requer apenas números. Ele quer crescimento com qualidade. Quer pessoas convertidas e não apenas adesão. Uma igreja fiel às Escrituras, que busca a Deus em oração. Que adora com fervor e demonstra amor uns aos outros. Uma igreja que teme a Deus e vê suas maravilhas é uma igreja que experimenta a realidade de Deus acrescentar dia a dia os que vão sendo salvos!
Por Hernandes Dias Lopes