Você é um workaholic?

Não pense que é apenas o seu trabalho que garante o resultado final.

Fonte: Guiame, Paulo de TarsoAtualizado: quarta-feira, 5 de junho de 2019 às 19:36
(Foto: Reprodução/Money)
(Foto: Reprodução/Money)

Você sabe que essa expressão — workaholic — é usada para pessoas “viciadas em trabalho”? Você se considera uma delas?

Veja então o que a Palavra de Deus diz em Gênesis 2.2,3: No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e des­cansou de todo o trabalho que havia feito. Então abençoou o sétimo dia e o abençoou como um dia sagrado, pois nesse dia ele acabou de fazer todas as coisas e descansou.

Pois bem, você sabe que o trabalho é muito importante, não é? Afinal, é por meio dele que ganhamos dinheiro. E você sabe que o dinheiro é usado para suprir as nossas necessida­des e também os nossos desejos.

Mas você acha que é correto ficar pensando só em tra­balhar cada vez mais? A Bíblia não apoia esse tipo de pensa­mento. E por quê? Porque você deve manter equilíbrio entre o trabalho e o descanso.

Veja que o texto bíblico diz que o próprio Deus descansou. E ele nem precisava fazer isso, porque ele não se cansa. Aí a ideia é mais de pausa, de conclusão de sua obra magnífica, que foi a Criação.

Mas é bom você perceber que conosco é diferente, porque o fato é que nós nos cansamos, e por isso necessitamos de um período de descanso para repor nossas energias. Precisamos descansar diariamente para termos condições de continuar com o nosso trabalho. Além do mais, você precisa parar o trabalho a fim de alternar sua atenção para outras atividades do dia a dia. Por exemplo: dar atenção à sua família, seja você filho, filha, pai ou mãe. Ter um período para meditar na Palavra de Deus ou até mesmo para o lazer. Ou seja, a vida não é só trabalho.

Outra questão importante é saber que você precisa contar com Deus nessa equação do trabalho. Veja o que diz o escritor bíblico no salmo 127, nos versículos 1 e 2: Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para cons­truí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo.

Ou seja, você deve trabalhar arduamente, mas não pense que é apenas o seu trabalho que garante o resultado final.

Conclusão: Estabeleça seu horário de trabalho diá­rio: início e fim. Por exemplo, das 8 às 18 horas. Depois alterne com outras atividades, tais como dar suporte em casa, estar com a família e com amigos. Por último, durma o suficiente para estar pronto para o dia seguinte.

Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia.  Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições