As constantes alterações de humor são um dos muitos sintomas que afetam as mulheres na menopausa e um dos mais difíceis em termos mentais e emocionais, podendo levar mesmo a estados depressivos. Antes que uma nuvem negra se instale sobre a sua vida e a forma como se sente, saiba quais as causas destas alterações de humor, como lidar com elas e até afugentá-las de uma vez por todas.
As causas
Tal como grande parte dos sintomas associados à menopausa, as alterações de humor têm como principal culpado os hormônios, ou melhor, o gradual decréscimo da produção dos hormônios sexuais, nomeadamente a progesterona, testerona e estrogênio. No caso das mudanças de humor, a falta de estrogênio afeta um importante neurotransmissor cerebral - a serotonina - que tem um papel fundamental na regulação do humor. Em adição, a falta de progesterona (uma consequência directa do fim da ovulação) também afeta negativamente os neurônios da serotonina, desencadeando os típicos episódios depressivos. Regra geral, as alterações de humor são mais freqüentes na perimenopausa, diminuindo de frequência e intensidade a partir daí.
As conseqüências
A tristeza, ansiedade, desmotivação e irritabilidade são emoções que se repetem diária ou semanalmente, num rodopio de alterações de humor bruscas e constantes, que a mulher parece não conseguir controlar. O desânimo que se associa à menopausa (e que por si só já é difícil de enfrentar), pode ser agravado por outros sintomas da menopausa e até mesmo por situações típicas da meia-idade (reforma, divórcio, viuvez, filhos saindo de casa, pais idosos). Tudo isto significa que é necessário recuperar e manter a boa disposição, simplesmente porque vai precisar dela para ultrapassar, com sucesso, esta fase da sua vida. Sim porque ela é apenas isso, uma fase.
As possíveis soluções
Até recuperar a sua alegria de viver, saiba o que pode fazer para contrariar as alterações de humor e manter o seu estado de espírito o mais positivo possível:
A alimentação é uma peça chave para que qualquer mulher possa viver a fase menopáusica com relativa tranqüilidade e bem-estar. No caso das repentinas alterações de humor, estas podem também significar a deficiência de alguns nutrientes, o que deve reforçar a ingestão das vitaminas B6 e B12, assim como do ácido fólico. Não deixe de lado os cereais integrais, assim como os produtos laticínios, a carne e o peixe, que possuem aminoácido fenilalanina e têm um papel fundamental no equilíbrio dos químicos cerebrais; as nozes e os cogumelos contém selênio, cujo efeito no estado de humor é extremamente positivo. Assim como o marisco e os ovos, que contêm zinco.
De mãos dadas com a alimentação está, naturalmente, a prática regular de exercício físico que, no caso das mulheres que sofrem de alterações de humor, torna-se especialmente crucial. Além de melhorar a disposição física, mental e emocional, vão ainda contribuir para um relaxamento maior. O ideal é praticá-las três vezes por semana.
Em termos de terapias alternativas, pode experimentar a toma de erva-de-são-joão ou ginkgo biloba - são ambas plantas terapêuticas que facilmente encontrará numa ervanária. Enquanto a primeira contém hiperforina (uma das substâncias presentes nos antidepressivos convencionais), a segunda estimula a micro-circulação no cérebro o que, por sua vez, tem efeitos positivos no estado de espírito.
A luz natural tem uma influência muito forte e consoladora nos nossos estados de espírito, por isso, sempre que puder, passe tempo ao ar livre. Mesmo que esteja dentro de casa, faça questão de abrir persianas, cortinas e janelas todos os dias - a luminosidade é uma excelente companhia e traz com ela a boa disposição.
Dedique tempo a si, não só para se cuidar e mimar, mas também para dedicar-se a coisas que realmente gosta - jardinagem, passear com as amigas ou os netos, pintar, cozinhar - ou então para experimentar alguma coisa que sempre quis aprender - inscreva-se nas danças de salão, num curso de informática ou de línguas.
Procure uma comunidade de apoio - pode ser um grupo de amigas que se encontram na mesma situação, pode ser uma comunidade física ou online (caso do nosso fórum) onde as mulheres na menopausa podem se encontrar, conversar, desabafar, partilhar experiências e opiniões. Não tem nenhuma comunidade na zona onde vive? Porque não criar uma? Pode fazer parte dos projetos novos para experimentar.
Se mesmo depois de experimentar todas as possíveis soluções e feitos todos os esforços no sentido de manter uma postura otimista na vida, não conseguir livrar-se das alterações de humor, consulte o seu médico. Ele poderá receitar um contraceptivo oral para regular os níveis hormonais (em casos mais ligeiros) ou antidepressivos (em casos mais graves). Ainda neste âmbito, pode procurar um psicoterapeuta que, por meio do diálogo e apoio emocional, pode ajudar a ultrapassar esta fase mais negativa.
Postado por: Adriana Amorim