Antissemitismo: Boneco com Estrela de Davi é queimado em Carnaval na Europa

Em uma tradicional cerimônia do Carnaval de Andorra, o boneco com as cores de Israel foi julgado e condenado à morte em uma encenação.

Fonte: Guiame, com informações de Ynet NewsAtualizado: quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026 às 15:15
Boneco com a Estrela de Davi. (Foto: X/Giulia/X/Dani Lerer).
Boneco com a Estrela de Davi. (Foto: X/Giulia/X/Dani Lerer).

Um boneco com as cores da bandeira de Israel e com a Estrela de Davi foi queimado durante uma tradicional festa de Carnaval em Andorra, um pequeno país entre a França e a Espanha.

Segundo o jornal Ynet News, o episódio antissemita aconteceu na cerimônia de fim do Carnaval de Andorra, no distrito de Encamp, na última segunda-feira (16).

Os foliões exibiram um boneco com a Estrela de Davi no rosto, que foi julgado e condenado à morte em uma encenação. 

Em seguida, o boneco, que representava o Estado de Israel, foi enforcado, baleado e incendiado durante a festa, na presença de autoridades locais.

A cerimônia tradicional do Carnaval de Andorra é focada em "Carnestoltes", um rei cujo boneco é julgado e queimado, em um ato simbólico marcando o fim das festividades.

Comunidade judaica de Andorra indignada

O incidente causou indignação entre a pequena comunidade judaica que mora no país, cerca de 160 pessoas. Os membros disseram que é a primeira vez que o boneco do Carnaval é exibido com símbolos israelenses.

“Esse é um ritual que eles realizam todo ano como parte do Carnaval, onde zombam de muitas coisas", disse Esther Pujol, uma judia que mora em Andorra, ao Ynet News.

"Desta vez, eles vestiram o boneco com as cores da bandeira israelense, com uma Estrela de Davi no rosto. Eles o levaram a julgamento, o condenaram à morte e executaram a sentença atirando e o queimando. É completamente inaceitável”, criticou ela.

Esther relatou que a comunidade judaica local ficou muito abalada e que ela denunciou o caso ao presidente do parlamento de Andorra, que também expressou indignação.

Segundo ela, houve protestos contra Israel no país após o ataque do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro de 2023, mas ainda não havia acontecido um episódio explicitamente antissemita.

"É muito sério. Não chegamos a um estágio de violência em Andorra, mas isso começou com um boneco e pode piorar. Nunca houve nada assim aqui”, alertou.

Outros membros da comunidade judaica contaram que estão assustados com a exibição que "colocou o Estado de Israel na fogueira”.

Outro morador disse que a cerimônia foi "perturbadora", acrescentando que, enquanto os incidentes antissemitas aumentaram na Europa, Andorra não estava nessa estimativa até agora.

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições