O Dia da Independência de Israel é comemorado de acordo com o calendário hebraico, o 5º de Iyar. O estabelecimento do Estado de Israel se deu há 71 anos, em 8 de maio, data em que são realizados eventos festivos e quando as pessoas aproveitam para o lazer.
O dia anterior à celebração é dedicado à memória daqueles que deram a vida pela conquista da independência do país e sua existência continuada, é o Memory Day, onde são realizados discursos emotivos pela trajetória do povo.
A simultaneidade dos dois eventos é um elemento chave da experiência israelense de independência nacional, assegurando que nenhuma comemoração exclua completamente a realização forjada pelo sacrifício daqueles que morreram e de suas famílias, e que a euforia da independência nunca esteja longe de uma consciência do seu custo.
As comemorações do Dia da Independência, feriado nacional, mostram centenas de milhares de pessoas aproveitando a natureza, observando os voos da Força Aérea e em diversas outras atividades ao ar livre.
O IDF (exército isralense) também abriu suas bases ao público, exibindo jipes, tanques e outros equipamentos em todo o país.
Festividade inclui concurso sobre a Bíblia
As celebrações em Jerusalém começaram na manhã de quinta-feira (09) na Residência do Presidente em Jerusalém, Reuven Rivlin, que recebeu o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o chefe da IDF, Aviv Kohavi e outras autoridades para uma cerimônia musical em homenagem a 120 soldados recebendo elogios por excelência.
Falando aos soldados, Rivlin disse que, para os israelenses, “tudo o que é um desafio se torna uma oportunidade para nós”.
As finais anuais do concurso internacional de Quiz da Bíblia ocorreram após a cerimônia em Jerusalém. O adolescente israelense Yonatan Weissman, nascido em Jerusalém, ganhou o prêmio principal. Ele venceu o candidato norte-americano Benjamin Colchamiro, da escola de ensino médio Yeshiva Kushner, em Nova Jersey.
História
Em 14 de maio de 1948, o dia em que o mandato britânico expirou, o novo Estado judeu, o Estado de Israel, foi formalmente estabelecido em partes do que ficou conhecido como o mandato britânico para a Palestina. Com o estabelecimento do Estado de Israel em 1948, a independência dos judeus foi restaurada após 2.000 anos.
O Dia da Independência é uma celebração da renovação do estado judeu na Terra de Israel, o berço do povo judeu. Nesta terra, o povo judeu começou a desenvolver sua religião e cultura distintas cerca de 4.000 anos atrás, e aqui ele reteve uma presença física ininterrupta, por séculos como um estado soberano, outras vezes sob domínio estrangeiro. Ao longo de sua longa história, o anseio de retornar à Terra tem sido o foco da vida judaica. Theodor Herzl, líder e fundador do movimento sionista, aumentou o reconhecimento internacional da necessidade de um Estado judeu.