Uma comitiva de deputados brasileiros chegou a Israel na quarta-feira (06) em uma missão de solidariedade. Esta é a primeira delegação latino-americana desde o massacre de 7 de outubro que faz visita oficial ao país.
Segundo a Israel Allies Foundation (IAF), que está hospedando o grupo, os parlamentares ficarão no país até sábado à noite.
“Queremos deixar claro ao povo de Israel que não concordamos com as recentes declarações feitas pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva em sua visão sobre o Estado de Israel e o grupo terrorista Hamas”, disse o chefe da missão, senador Carlos Viana.
Também presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel, o senador declarou que “Israel tem o direito de se defender, de se posicionar e de existir.”
O Jerusalem Post informou que os comentários do presidente contrastam com a maioria do povo e citou pesquisas que apontam 75% dos brasileiros, em sua maioria cristãos, favoráveis de Israel.
Fortalecer os laços
A IAF afirmou que os representantes têm como meta fortalecer os laços entre o Congresso brasileiro e o governo israelense, com o propósito de regressar ao Brasil com a capacidade de informar seu governo sobre a situação em Israel.
Os deputados brasileiros que integram a delegação incluem o senador Carlos Viana, chefe da missão, o senador Alexandre Giordano, a deputada Carla Zambelli e o deputado Sargento Gonçalves.
A comitiva participa de várias reuniões no Knesset (parlamento israelense), sendo uma delas com o presidente do Knesset, Amir Ohana, e o líder do Grupo de Amizade Parlamentar Israel-Brasil, Moshe Saada.
A delegação também realizará visitas às cidades fronteiriças da Faixa de Gaza, onde ocorreram os ataques em 7 de outubro, e ao Yad Vashem, memorial oficial dedicado à lembrança das vítimas do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial, que fica em Jerusalém.
“Esta demonstração de solidariedade dos membros do Congresso brasileiro reflete a importância da diplomacia baseada na fé”, disse o presidente da IAF, Josh Reinstein.
"É uma honra receber a delegação e estamos confiantes de que esta visita crítica fortalecerá a aliança entre os nossos dois países."