Na última terça-feira (12), o parlamentar turco que infartou logo após dizer que “Israel sofrerá a ira de Alá”, foi hospitalizado e estava em estado crítico.
Hasan Bitmez discursava contra os israelenses durante a Grande Assembleia Nacional da Turquia. Assim que ele disse sua última frase, caiu no chão e foi socorrido pelos outros parlamentares.
O político morreu nesta quinta-feira, conforme notícias da Revista Oeste. Em seu último discurso, Hasan cobrava punições mais severas contra judeus na guerra que está em curso no Oriente Médio: “Israel, você não escapará da ira de Alá”.
Ver essa foto no Instagram
A sessão da Assembleia foi transmitida ao vivo pela internet. Sabe-se que, ao cair, Hasan bateu a cabeça nos degraus que ficam atrás do púlpito e desmaiou.
O vice-presidente da Grande Assembleia, Gulizar Biçer Karaca, encerrou imediatamente a sessão. O parlamentar tinha 53 anos, era casado, tinha um filho e sofria de diabetes.
Conforme a Reuters, ele era formado pela Universidade Al Azhar do Cairo e foi presidente do Centro de Investigação da União Islâmica e já tinha trabalhado para organizações não-governamentais islâmicas.